Lançado o Primeiro Fundo de Investimentos Europeu Baseado em Bitcoin

Lançado o Primeiro Fundo de Investimentos Europeu Baseado em Bitcoin

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

Está para estrear, nas bolsas de Gibraltar e na alemã Deutsche Boerse, o primeiro fundo de investimentos europeu lastreado em criptomoedas, o BitcoinETI.

Inserido na Gibraltar Stock Exchange (GSX), um mercado regulamentado pela União Europeia, o fundo poderá ser adquirido por investidores mais abastados, já que o pedido mínimo é de cem mil euros (168,42 BTCs na cotação de hoje, 27/07/2016).

Caberá à Exchange Coinbase a tarefa de custodiar os bitcoins que serão negociados nos mercados do Espaço Econômico Europeu – atualmente, o espaço é composto por 33 países.  Ao contrário do sistema de contabilidade compartilhada usual da moeda – blockchain – a liquidação ocorrerá através da Clearstream ou Euroclear, conhecidas casas de liquidação e custódia da UE.

 

FUNDOS DE INVESTIMENTOS EM BTCs NO MUNDO

O anúncio da Revoltura Limited, é apenas um entre outras iniciativas existentes. Até o momento, sabe-se que os irmãos Winklevoss (aqueles que foram “enganados” pelo Tio Zuck) esperam, há três anos, aprovação da SEC (Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos) para lançar um fundo de investimentos baseado em BTCs.

Ademais, mais recentemente, a SolidX Partners Inc. (bitcoin trading e provedora de serviços digitais) também requisitou autorização da SEC para lançar o SolidX Bitcoin Trust na NYSE (Bolsa de Valores de Nova Iorque).