HomeLançado desafio de CBDC por MAS, FMI e Banco Mundial para o varejo global

Lançado desafio de CBDC por MAS, FMI e Banco Mundial para o varejo global

Alice Leetham

Imagem da placa da Autoridade Monetária de Cingapura

A competição foi projetada para encontrar soluções inovadoras de CBDC de varejo para aumentar a eficiência e promover a inclusão financeira

As Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs) estão vendo uma adoção crescente, com a maioria dos governos mundiais em processo de desenvolvimento do CBDC. Ainda há obstáculos a superar, no entanto, antes que a adoção em massa seja possível. Isso é algo que a Autoridade Monetária de Cingapura (MAS) está tentando resolver.

Em parceria com o Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Banco Asiático de Desenvolvimento e vários ramos das Nações Unidas, o MAS anunciou ontem o lançamento de um desafio CBDC global para encontrar soluções de varejo.

O diretor financeiro da MAS, Sopnendu Mohanty, explicou: “Os bancos centrais em todo o mundo estão explorando ativamente a emissão de moedas digitais e são confrontados com uma ampla gama de desafios de política e tecnologia. Por meio do Desafio CBDC Global, o MAS espera incentivar as comunidades inovadoras em todo o mundo a desenvolver e exibir soluções que possam maximizar o potencial do CBDC para fornecer eficiência aos serviços de pagamento e melhorar a inclusão financeira, de acordo com o mandato central dos bancos centrais de estabilidade monetária.”

As soluções propostas devem ser econômicas, acessíveis a todos os usuários e abordar 12 declarações de problemas. Isso inclui descentralização e responsabilidade, capacidade de recuperação e anonimato, expansão do acesso a serviços financeiros e proteção contra monopólios de dados.

Os finalistas poderão testar e desenvolver suas soluções por meio do APIX Digital Currency Sandbox, que incorpora APIs da Mastercard, Partior, R3, Mojaloop Foundation e APIX. Outros parceiros técnicos que fornecem suporte incluem Amazon Web Services e o projeto de blockchain de código aberto Hyperledger.

O Diretor Executivo da Hyperledger, Brian Behlendorf, acrescentou: “A comunidade de código aberto da Hyperledger e a experiência líder mundial em blockchain estão numa posição única para auxiliar os participantes neste desafio emocionante. O Hyperledger possui uma série de tecnologias, já sendo implantadas em projetos CBDC. Recomendamos uma série de estruturas Hyperledger DLT para os participantes considerarem para este desafio, incluindo Hyperledger Besu, Fabric e Iroha. ”

Os participantes têm até 23 de julho para enviar suas soluções, que serão apresentadas pelos finalistas ainda este ano durante o Demo Day no Singapore FinTech Festival. Depois disso, até três vencedores serão escolhidos para receber cada um um prêmio de $50.000 SGD ($37.000).

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.