JP Morgan irá tokenizar barras de ouro em sua própria Blockchain, a Quorum

JP Morgan irá tokenizar barras de ouro em sua própria Blockchain, a Quorum

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

jp-morgan-quorum-blockchain-ethereum

O blockchain do gigante bancário norte-americano JPMorgan Chase Bank, Quorum, será usado para “tokenizar” barras de ouro. O Quorum é a versão empresarial do blockchain Ethereum, desenvolvido pelo JPMorgan Chase, garantirá que os usuários operem contratos inteligentes enquanto usam regras pré-programadas para automatizá-los.

Bem vindo a era da “tokenização” de tudo

O Quorum procura separar os ativos com o uso da tecnologia blockchain para digitalizá-los de forma eficiente, de modo que possam mover-se em livros distribuídos. Este foi o ponto crítico de discussão na conferência de Sibos, realizada em Sydney, na Austrália, na semana passada, de acordo com a Financial Review.

O desenvolvimento ajudará a evitar a necessidade de intermediários, como uma bolsa ou corretor. Poderia dar espaço para transações diretas entre as partes e pelo processo reduzir custos e riscos de atendimento.

No início deste ano, o maior banco dos Estados Unidos sofreu uma ação coletiva por cobrar taxas excessivas aos clientes pela compra de criptomoedas sem notificá-las antecipadamente. O banco também é um dos vários grandes bancos estão considerando o lançamento de um serviço de custódia para investidores institucionais que desejam investir em criptomoedas.

A Financial Review citou Umar Farooq, chefe de iniciativas blockchain do JPMorgan Chase, que declarou:

“Somos o único player financeiro que possui a pilha inteira, desde o aplicativo até o protocolo”.

Desenvolvimento do quórum

Com sede em Nova York e ativos totais avaliados em US$ 2,534 trilhões, o JPMorgan é facilmente o banco mais valioso do mundo por capitalização de mercado. Com um tal gatinho financeiro e ativos sob sua administração, o banco estava considerando os potenciais disponíveis no blockchain, particularmente em como poderia ajudar a eliminar custos de manutenção desnecessários e aproveitar as vantagens comparativas dos contratos inteligentes em seus negócios diários.

O blockchain do Quorum foi desenvolvido através da parceria do JPMorgan com a Ethereum Enterprise Alliance. A usabilidade do Quorum em uma instalação privada de blockchain foi obtida usando a tecnologia testada em batalha do Core OS.