Jogo na Steam removido após denúncias de mineração secreta

Jogo na Steam removido após denúncias de mineração secreta

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Nas duas últimas semanas, os jogadores de um jogo chamado Abstractism suspeitaram que algo estava errado. O jogo foi acusado de “roubar” as máquinas das pessoas, ou usar clandestinamente seus recursos para minerar criptomoedas. Hoje, após protestos sustentados no final de semana, o jogo foi removido da Steam.

Abstractism apareceu na Steam, a maior plataforma de jogos do mundo, em 15 de março e se autoproclamava como um “jogo de plataformas trivial” que parecia inocente o suficiente à primeira vista. Mas os jogadores notaram que esse jogo simples com gráficos leves estava fazendo suas CPUs e GPUs clamarem por misericórdia, exigindo quantidades irregulares de poder de processamento. Os usuário começaram a afirmar que o jogo havia instalado um vírus disfarçado como um processo Steam.exe.

O desenvolvedor do jogo atribuiu o alto consumo de processamento às configurações gráficas do jogo, ele disse?

‘Abstractism não é sinônimo de criptomoedas”, disse o desenvolvedor em resposta a um comentário negativo publicado em 13 de julho. “Provavelmente, você está jogando em configurações gráficas altas, porque eles gastam um pouco de CPU e GPU, necessários para pós-processamento de efeitos de renderização. ”

Vale a pena reiterar, no entanto, que o estilo gráfico do jogo era o mais simples possível. Parece estranho que qualquer uma das suas configurações gráficas faça os PCs suarem. Além disso, um membro da comunidade afirmou ter analisado o jogo enquanto o executava em uma máquina virtual e descobriu que “esse uso de recursos não está relacionado à renderização gráfica, pois persiste mesmo quando o jogo não está sendo renderizado ou está sendo processado por uma GPU separada. ”Ele também disse que o Abstractismo “ causa uma enorme quantidade de atividade de rede ”, o que é bastante estranho para um jogo de plataformas single-player.

Desde a tarde desta segunda-feira, o jogo não estava sendo mais encontrado para compra na Steam. Em um comunicado dado a um portal de notícias, a Valve informou que “removeu o Abstractismo e proibiu seu desenvolvedor de enviar código não autorizado, vasculhar e enganar os clientes com itens enganosos no jogo”.