Jihan Wu ganha vantagem na batalha por Bitmain

Jihan Wu ganha vantagem na batalha por Bitmain

By - min. de leitura
Imagem de uma fazenda de mineração de Bitcoin

A batalha pela liderança de Bitmain continua entre os dois co-fundadores e Jihan Wu ganhou uma vantagem legal na última decisão

Os co-fundadores da gigante fabricante de mineradores de Bitcoin, Bitmain, estão numa batalha pelo controle nos últimos meses. Os co-fundadores Jihan Wu e Micree Zhan estão em desacordo desde outubro do ano passado, quando Wu expulsou Zhan. No entanto, Zhan recuperou o controle da empresa no início deste ano, mas a batalha parece estar longe do fim.

Em uma reviravolta, Zhan foi destituído do cargo de representante legal e diretor executivo da empresa, no entanto, ele continua sendo gerente geral da Bitmain.

De acordo com o registro comercial da China atualizado ontem, Wu mais uma vez recuperou sua posição e se tornou o representante legal e diretor executivo da Beijing Bitmain Technology, a entidade operacional da Bitmain.

Wu reafirmou a atualização de status em um anúncio publicado na conta WeChat da marca AntMiner da Bitmain hoje cedo. Wu acrescentou que o respeito de Bitmain por Zhan permanece, apesar da guerra em curso entre os dois.

A batalha por Bitmain se arrasta por um ano

A luta pelo poder interno em Bitmain já se arrasta há quase um ano. No entanto, este último desenvolvimento sugere que pode ter chegado ao fim a curto prazo. Os dois co-fundadores estão numa disputa de poder nos últimos 11 meses e ainda não está claro se a batalha terminará em breve. Os dois lados têm um processo nas Ilhas Cayman, onde a controladora da Bitmain reside e o processo aguarda o veredicto final.

Bitmain admitiu que, desde o início do ano, a administração prejudicou as participações de mercado da empresa e sua imagem de marca global. Eles perderam clientes e os funcionários foram forçados a tomar partido entre os dois fundadores, com várias notícias negativas que prejudicaram ainda mais a imagem da empresa.

Wu concluiu que a empresa agora se concentraria em recuperar seu status no mundo das criptomoedas e resolver todos os seus problemas. A batalha começou quando Wu removeu Zhan de seu cargo de presidente do conselho, diretor executivo e representante legal da empresa, apesar de Zhan ser o maior acionista. De acordo com Wu, o Bitmain teve um desempenho inferior sob a liderança de Zhan, pois experimentou uma queda maciça na participação de mercado da mineradora de bitcoin em 2019.

A batalha de um ano que se seguiu entre Wu e Zhan afetou ainda mais a empresa, uma vez que perdeu alguns de seus clientes para fabricantes de mineradores de Bitcoin rivais, como MicroBT e Canaan.