Jeff Garzik está reformulando o código Segwit2x

Jeff Garzik está reformulando o código Segwit2x

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Jeff-Garzik-Segwit2X-bitcoin

A controversa proposta de escalabilidade Segwit2x foi cancelada oficialmente no mês de agosto, mas isso não significa que seu antigo desenvolvedor está desistindo de manter a base de código disponível.

De fato, Jeff Garzik, mais conhecido como CEO da Bloq, que iniciou o projeto, agora acredita que seu trabalho anterior pode ser reavivado de forma a promover a interoperabilidade entre o conjunto de protocolos cada vez mais fragmentado pelos “forks” (veja: bitcoin, bitcoin cash e bitcoin gold, bitcoin god). E em uma nova entrevista, ele revelou que está trabalhando nas próximas atualizações do software, chamado BTC1.

Enquanto ele admite que não tem certeza de quão bem-sucedido será seu trabalho, Garzik, acredita que está destinado a unificar uma comunidade de desenvolvedores bitcoin.

Garzik disse:

“Espero que juntar múltiplas redes em um software, de alguma forma, atraia vários desenvolvedores de várias comunidades”.

O código BTC1 está associado ao  Segwit2x, uma tentativa de alterar as regras do protocolo bitcoin,  proposta por empresas e mineradoras numa reunião em Nova York em maio, o acordo exigiu que o parâmetro de tamanho de bloco seja aumentado para 2MB, ao mesmo tempo que pressiona por uma atualização chamada Segregated Witness, projetada para melhorar e expandir o tamanho de bloco do bitcoin.

“Primos Bitcoin”

Mas enquanto novas criptomoedas foram criadas a partir de novas versões de software bitcoin nesses últimos meses, Garzik enfatizou que o objetivo da nova iteração BTC1 não é criar uma nova moeda.

“Não é uma nova rede. Essa é a inovação chave do BTC1”, disse ele.

Em vez disso, o conceito de Garzik baseia-se no desenvolvimento de uma nova versão do software Bitcoin Core, que seja uma em que o código possa suportar várias criptomoedas diferentes. Desta forma, o BTC1 seguirá quaisquer alterações adicionadas ao Bitcoin Core.

Garzik passou a comparar o software com o ethereum, que permite que novas criptomoedas sejam emitidas em sua rede.

“O foco será no suporte a várias moedas ” primos de bitcoin “, disse ele, definindo” primos “como moedas com software que compartilha 97% ou mais do código com o software bitcoin original que os desenvolvedores gerenciam.

Com o BTC1, como Garzik o prevê, os usuários não terão que baixar um nó litecoin, um nó bitcoin e um nó de bcash. Em vez disso, basta baixar um nó completo BTC1 e ter todas as redes simultaneamente.

No que diz respeito as altcoins (das mais de 1.300 moedas totais que surgiram ao longo dos anos, muitas com código quase idêntico ao bitcoin) serão suportadas pela BTC1, mas Garzik planeja ser seletivo, pelo menos no início, acrescentando apenas redes que atraíram uma atenção significativa dos usuários. Ao seu ver, pelo menos até agora, litecoin, zcash e talvez bcash atendem a esses critérios.

Ele adicionou:

“Seis criptomoedas surgiram de forks do bitcoin apenas em dezembro, não é bom “acreditar” em todos eles”.

E ele está sendo rigoroso com essa opinião, defendendo a neutralidade, dizendo que ele se aplica mesmo ao Bitcoin United , um recente fork bitcoin para o qual Garzik serve como cientista-chefe.

Além da moeda

Garzik também planeja levar a idéia para além das criptomoedas.

Tomando inspiração da Red Hat, uma empresa Linux com a qual Garzik trabalhou por mais de uma década, ele vê o Bloq usando o novo software BTC1 para conectar os mundos corporativo e de código aberto. Assim como o software de código aberto Fedora alimenta o produto Red Hat, Garzik acredita que um software BTC1 de código aberto pode alimentar o Bloq.

Desta forma, Garzik afirma que os desenvolvedores Bloq não serão os únicos desenvolvedores a trabalhar no BTC1. Garzik planeja abrir o desenvolvimento para qualquer pessoa que queira participar, incluindo um “alguns” dos desenvolvedores que trabalhavam no Segwit2x.

Embora essa idéia pareça muito diferente da intenção original do código, Garzik argumenta que este sempre foi seu plano.

 

A nova iteração da base de código também tem benefícios para o Bloq que recentemente anunciou o lançamento de uma criptomoeda “cross-blockchain”chamada metronome”.

De acordo com Garzik, muitas das implementações de software do bitcoin, especialmente as moedas mais antigas, têm vulnerabilidades dentro delas porque não são tão desenvolvidas quanto o bitcoin, por exemplo. Esses erros podem causar sérios problemas para os clientes corporativos atuais da Bloq e, portanto, a empresa se beneficiaria de ter código aberto que suporte o desenvolvimento de diferentes criptomoedas simultaneamente.

Para isso, a Bloq e alguns de seus clientes (que serão anunciados nos próximos 60 dias) estão financiando pelo menos 50% do desenvolvimento futuro da BTC1, disse Garzik. A interoperabilidade entre moedas é algo em que muitos entusiastas de cripto estão interessados, imaginando um futuro que Garzik chama de “universo de várias moedas”.

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/