Japão busca simplificar as declarações de impostos sobre criptomoedas

Japão busca simplificar as declarações de impostos sobre criptomoedas

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

 

O governo do Japão está estudando maneiras para simplificar o atual sistema de impostos sobre criptomoedas, afim de diminuir a sonegação e principalmente facilitar aos investidores a divulgação dos lucros ou prejuízos sobre as transações com criptomoedas.

Em uma reunião ontem a Comissão Tributária do Japão, discutiu possíveis melhorias no processo. As autoridades estão planejando um novo sistema que padronizará o processo de declaração dos impostos sobre a renda e tornará mais fácil para o contribuinte informar seus rendimentos.

O relatório assume que a atual base de cálculo é complicada, devido a variação do preço da criptomoeda nas diversas exchanges existentes e que não há padrão de armazenamento dos dados de transação nas exchanges. Por isso na hora de fazerem a declaração o contribuinte pode ter dificuldade em apresentar  informações adequadas.

Atualmente, os lucros obtidos com a venda de criptomoedas no Japão ão tratados como “receita diversa”. Com uma taxa que pode variar de 15% a 55%.

Guia do Bitcoin