Janet Yellen, indicada ao secretário do Tesouro, alerta sobre crypto crime

Janet Yellen, indicada ao secretário do Tesouro, alerta sobre crypto crime

By Sam Grant - min. de leitura
Uma foto de Janet Yellen falando em uma conferência

A escolha do Tesouro de Biden, Janet Yellen, compareceu ontem ao Senado como parte do processo de aprovação

A ex-presidente do Federal Reserve, prestes a se tornar a próxima secretária do Tesouro, concluiu sua audiência de confirmação do Senado ontem. Ela citou atividades criminosas envolvendo criptomoedas na audiência, enquanto respondia à pergunta da senadora Maggie Hassan.

A senadora júnior de New Hampshire perguntou a Yellen o que ela achava das ameaças emergentes relacionadas ao terrorismo financeiro. Ela também perguntou como Yellen iria combater atividades financeiras ilícitas, especialmente aquelas ligadas a criptomoedas na função do Tesouro.

A candidata do Secretário do Tesouro falou contra os ativos digitais, descrevendo seu uso ilegal como uma preocupação.

As tecnologias para realizar essa mudança ao longo do tempo, e precisamos ter certeza de que nossos métodos para lidar com essas questões, com financiamento do terrorismo de tecnologia, mudem junto com a mudança de tecnologia, criptomoedas são uma preocupação particular.”

Yellen afirmou que muitas criptomoedas estão sendo usadas para promover atividades ilícitas. O economista explicou que os reguladores precisam encontrar formas de coibir o uso de canais crypto para lavagem de dinheiro.

Acho que muitas [criptomoedas] são usadas, pelo menos no sentido de transações, principalmente para financiamento ilícito, e acho que realmente precisamos examinar maneiras de restringir seu uso e garantir que a lavagem de dinheiro não ocorra por meio desses canais.”

O mercado mais amplo se corrigiu momentaneamente ontem após seus comentários críticos. Yellen é uma crítica renomada do Bitcoin, e suas palavras podem agitar a já instável comunidade de criptomoeda, irritada com os regulamentos FinCEN recentemente propostos.

Enquanto servia como presidente do Fed, ela alegou que não pretendia regulamentar excessivamente o espaço crypto, mas seus comentários anteriores sobre o Bitcoin sugerem o contrário. Seus comentários na audiência foram feitos apenas uma semana depois que a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, recomendou a adoção de mais regulamentos sobre o Bitcoin.

Yellen também mencionou a situação atual da economia dos EUA, recomendando a segunda rodada de estímulos monetários, bem como uma taxa do dólar determinada pelo mercado. Não está claro quando será realizada a votação sobre sua confirmação. No entanto, os relatórios sugerem que ela pode ascender ao cargo amanhã.