Irã proíbe uso de criptomoeda por medo de sanções dos EUA

Irã proíbe uso de criptomoeda por medo de sanções dos EUA

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020


Teerã (GPA) – As instituições financeiras iranianas estão proibidas de comprar, vender ou promover criptomoedas.

O Irã proibiu o uso de criptomoedas pelas instituições financeiras do país depois que o governo decidiu implementar medidas para combater a lavagem de dinheiro, disse a agência de notícias estatal Irna.

“Bancos e instituições de crédito e câmbio devem evitar qualquer venda ou compra dessas moedas ou tomar qualquer medida para promovê-las”, informou a Irna.

As instituições estão proibidas de comprar, vender ou promover criptomoedas. O valor do rial iraniano vem caindo devido aos temores de que os Estados Unidos restabeleçam as sanções em maio.

“O uso de bitcoin e outras criptocorrências em todos os centros monetários e financeiros do país foi proibido”, disse o banco central em um comunicado. A publicação explica ainda que “todas as criptomoedas têm a capacidade de se transformar em um meio para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo e, em geral, podem ser transformadas em um meio de transferir dinheiro de criminosos”.

No início deste ano, o ministro das Telecomunicações, Mohammad-Javad Azari Jahromi, criou uma equipe para criar a criptomoeda do próprio Irã.

“Esta decisão se refere diretamente a bancos, instituições financeiras e bolsas de valores que operam com o banco central”, disse Hadi Nemati, da plataforma de troca de criptomoedas Coinex.

As moedas digitais são amplamente vistas como um meio de contornar questões relacionadas a sanções internacionais e outras dificuldades financeiras.

“Na minha opinião, não inclui o público em geral – não é uma proibição total de criptomoedas”.

Nemati disse que a Coinex parou todas as atividades em sua plataforma de intercâmbio dizendo que “sempre queremos ter certeza de que cumprimos a lei”.

Fonte: medium.com/

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/