Irã lança criptomoeda estatal lastreada em ouro

Irã lança criptomoeda estatal lastreada em ouro

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 10 junho 2021

Depois de semanas avançando na preparação, o Irã está lançando uma stablecoin lastreada em ouro, chamada criptografada Paymon (que se traduz em ‘aliança’ em persa), foi criada exclusivamente para driblar como sanções impostas pelos Estados Unidos.

De acordo com o  Financial Tribune , uma nação do Oriente Médio está desenvolvendo um criptomoeda junto à empresa fintech Kuknos local. A decisão chega menos de uma semana depois que a rede de televisão  Al Jazeera  informou que o Irã já desenvolveu regulamentações de criptografia para sua economia interna.

Um criptomoeda será vendido em uma troca local e também tem uma parceria com quatro bancos iranianos, o Bank Mellat, o Bank Melli Iran, o Bank Pasargad e o Parsian Bank. É provável que um criptomoeda tenha como objetivo fornecer uma alternativa à plataforma internacional de transferência SWIFT, que é o meio pelo qual países como os Estados Unidos exigem sanções fiscais.

O braço financeiro de crimes do Tesouro dos EUA FinCEN já  alerta ou usa  contra “ilícitos” de criptomoedas, presumivelmente se antecipando ao uso da moeda digital para salvar as sanções econômicas dos EUA. Ainda não sabe se o Irã realmente conseguirá evitar o uso de PayMon, possivelmente será uma repetição do ataque da cripto venezuelana Petro.

O Irã já discutiu com menos de dois países para desenvolver relações comerciais usando um criptomoeda, principalmente na Rússia, que também enfrenta sanções SWIFT impostas pelos EUA.

“O Bitcoin pode ser uma moeda nativa da internet”, diz CEO do Twitter. Leia mais aqui!