Goveno do Irã declara que criptomoeda criada pelo Telegram é uma ameaça nacional

Goveno do Irã declara que criptomoeda criada pelo Telegram é uma ameaça nacional

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O governo iraniano em uma entrevista para o jornal Teerã Times se posicionou contra a criptomoeda Gram, que está sendo desenvolvida pelo empresa responsável pelo aplicativo de mensagens Telegram.

Javad Javidnia, secretário do governo, fez a seguinte declaração:

“Um dos fatores mais importantes na proibição do Telegram foi a sensação de uma séria ameaça econômica representada por suas atividades. Infelizmente, essa ameaça foi ignorada por causa da confusão na atmosfera política do país. Qualquer cooperação com o aplicativo de lançamento do token Gram seria considerada um ato contra a segurança nacional e uma ameaça à economia nacional. ” , disse Javidnia.

As primeiras medidas contra o Telegram foram adotadas pelo governo do Irã foi em abril de 2018, quando o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, proibiu o uso por funcionários do governo. Naquele mesmo mês, as autoridades do país proibiram o uso do Bitcoin e outras criptomoedas. Tempos depois, o Telegram também foi banido no Irã.

As autoridades do país também declararam que a ICO lançada pela equipe do Telegram realizada no ano passado, potencialmente “solapou a moeda nacional do Irã”. Após isso o governo aprovou a proibição, concordando que todos os usuários iranianos do aplicativo podem receber acesso ao token de criptomoeda Gram.

Vale destacar que os esforços para combater o Telegram também estão sendo conduzidos na Rússia. Em dezembro, o Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Mídia de Massa ou Roskomnadzor, poderia lançar novas tecnologias para combater sites e serviços banidos, um dos quais é o Telegram, já em 2019. As autoridades russas estão prontas para investir até 20 bilhões de rublos para implementação dessa tecnologia.

CEO do Telegram está usando Bitcoin para fugir da proibição na Rússia. Clique aqui para ler!