Irã apreende mais de 1.000 máquinas de mineração após aumento no consumo de energia

Irã apreende mais de 1.000 máquinas de mineração após aumento no consumo de energia

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A mineração de Bitcoin é um procedimento que sempre acompanha a alta das criptomoedas. Porém, nem sempre ela é bem-vinda por muitos países, principalmente aqueles que não possuem uma base de produção elétrica muito forte.

Esse foi o caso do Irã, que confiscou mais de 1.000 máquinas de mineração. As informações são do site BBC.

A ação foi tomada após um pico no consumo de eletricidade ser detectado no país.

A demanda por energia aumentou em 7% em junho e a mineração de criptomoedas foi considerada a principal causa, disse um porta-voz do ministério da energia à mídia estatal local.

Um pesquisador disse que o Bitcoin estava ganhando cada vez mais atenção no Irã como um meio potencial de armazenar riqueza.

“Duas dessas fazendas de bitcoin foram identificadas, com um consumo de 1 megawatt”, disse Arash Navab, autoridade da área de eletricidade, à TV estatal.

Como sabemos, a mineração de criptomoeda é realmente um processo que envolve bastante consumo de energia, já que diversas máquinas precisam ser conectadas para gerar poder computacional e resolver as equações da rede.

Ao fornecer poder de computação para validar transações nessa rede, os proprietários de máquinas de mineração são recompensados com moedas recém-geradas, tornando-se um exercício potencialmente lucrativo – especialmente quando feito em grande escala. Sempre que o Bitcoin entra na mídia por estar apresentando uma alta significativa, a mineração ganha mais força.

A mineração de Bitcoin teria surgido em vários locais no Irã.

“Todo mundo está falando sobre o Bitcoin e como obtê-lo”, disse Mahsa Alimardani, pesquisadora do Instituto de Internet de Oxford, que cresceu no Irã.

Com as sanções dos EUA sobre o programa nuclear atingindo o Irã financeiramente, os iranianos frequentemente discutem através da mídia social a questão de como a riqueza pode ser armazenada com segurança, acrescentou. Ouro e dólares americanos são sugestões populares de longa data para os iranianos.

“Bitcoin e [outras criptomoedas] estão surgindo lentamente como a terceira alternativa”, disse ela à BBC.

Veja a análise técnica do Bitcoin para o dia 28 de junho!

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: