Investidores institucionais de Wall Street estão se afastando das criptomoedas

Investidores institucionais de Wall Street estão se afastando das criptomoedas

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Segundo um relatório do site Bloomberg, grandes nomes de Wall Street, que antes tinham planos para as criptomoedas, estão lentamente engavetando suas ideias em meio ao Bear Market.

No ano passado, quando o criptomercado teve a sua maior alta na história. Com as possibilidades de lucro, muitas empresas financeiras mainstreams tentaram criar projetos para embarcar nos lucros gerados pelos ativos digitais. Nomes como Goldman Sachs, Barclays Inc. e Citigroup Inc. começaram projetos ligados à criptoeconomia.

Porém, um ano depois, essas empresas abandonaram seus projetos, ou simplesmente estão os desenvolvendo com uma agilidade quase imperceptível.

Segundo alguns rumores, a Goldman Sachs iniciou um projeto de trading desk, além disso, ela fez uma parceria com a Galaxy Digital em um investimento de US$57 milhões na empresa de custódia de ativos digitais BitGo Holdings Inc. Atualmente todos os projetos não tiveram quase nenhum progresso desde o lançamento.

Já o Citigroup Inc. iniciou o desenvolvimento de um produto baseado em criptomoedas para ajudar empresas de gerenciamento de ativos a diminuir os riscos de investimento em ativos digitais. O produto ficou conhecido como Digital Asset Receipt e o objetivo era ajudar os investidores a manter o controle de seus investimentos digitais. Até o momento, nenhum produto foi entregue pelas estruturas regulatórias.

A Barclays Inc. voltou à estaca zero quando os dois líderes do projeto da trading desk abandonaram a empresa no final de 2018. De acordo com informações, a empresa não tem nenhuma pretensão de continuar ou desenvolver outro projeto de criptomoedas.

O que aconteceu?

Não é difícil entender porque essas instituições estão lentamente se afastando de investimentos em criptomoedas. Assim como o interesse delas aumentou durante a alta de 2017, ele também caiu durante a queda de 2018.

Além disso, algumas empresas culpam a falta de regularização como uma das principais faltas de incentivo para esses empreendimentos.

As empresas focadas na criptoeconomia estão sentindo bastante o mercado com tendência de urso. Claro que as empresas que trabalham com ativos tradicionais ficaram com medo de arriscar, vista a volatilidade do mercado.

E agora? Bom, apesar de entender a importância para o valor dessas moedas quando são apoiadas por projetos de grandes nomes, esses investidores estavam pensando mais no lucro do que na usabilidade dos projetos com base na blockchain.

Atualmente muitas empresas de FinTech possuem planos usáveis para ecossistemas de criptomoedas e eles, apesar de pequenos, estão investimento em novas ideias e novas tecnologias. Se mantendo verdadeira a ideia original de descentralização da blockchain, as moedas estão recebendo o apoio certo, apesar de não ser algo grande.