Investidores criam grupo focado em Tezos no Rio de Janeiro

Investidores criam grupo focado em Tezos no Rio de Janeiro

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

Na semana passada foi anunciado um grupo com foco na blockchain Tezos (XTZ) que terá base no Rio de Janeiro. O grupo foi apresentado em redes sociais e também no Reddit. O Tezos Rio tem a missão de gerar mais engajamento e crescimento para a rede Tezos em território nacional.

A Tezos é uma blockchain de terceira geração, lançada mundialmente em setembro do ano passado. A rede de terceira geração apresenta soluções programáveis para contratos inteligentes e apps descentralizados (dapps), com o diferencial de oferecer um protocolo de governança embutido. A ledger distribuída conta com um algoritmo de consenso com prova de participação delegada (Delegated Proof-of-Stake ou Delegated PoS, em inglês) para garantir a segurança da rede.

A rede Tezos tem como um de seus principais diferenciais o nível de democracia. A falta de participação dos usuários da rede pode criar atritos que levam a hard forks. Enquanto algumas gigantes do criptomercado (Ethereum, Bitcoin, etc…) não são afetadas por essas divisões, as moedas menores podem sofrer bastante com essas ações.

O grupo Tezos Rio está criando maneiras e projetos para tentar incentivar a aceitação da blockchain e seu token digital no Brasil. Uma das iniciativas desenvolvidas por eles é a TEZOSJ_SDK, uma biblioteca de software que permitirá que desenvolvedores criem carteiras Tezos em Java com mais facilidade.

Além disso, o grupo também criou um Baker, que é um masternote aberto para que aqueles que participam na rede e possuem tokens nativos possam participar do processo de validação das transações e de segurança.

O grupo também informa que está desenvolvendo uma carteira Tezos própria, desenvolvida utilizando as ferramentas TEZOSJ_SDK que está disponível para o público.

Segundo o site oficial do grupo, o time é composto por designers, investidores e pesquisadores. A ideia é garantir uma maior aceitação da blockchain e o crescimento da rede através de parcerias com entidades educacionais, além de trazer conhecimento inovador para o Brasil.

É muito interessante ver mais um projeto de aceitação de criptomoedas no Brasil, principalmente um que vai além do mercado especulativo. Conheça mais sobre o projeto no site do grupo e no Twitter oficial da Tezos Rio.