Investidores estão abandonando o Bitcoin pelo ouro

Investidores estão abandonando o Bitcoin pelo ouro

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 10 junho 2021

O chefe executivo da Van Eck Associated e um dos principais nomes das ETFs de ouro, Jan Van Eck, recentemente afirmou que os investidores de criptomoedas estão lentamente abandonando o BTC para investir em ouro.

De acordo com Van Eck, sinais mostram que os investidores em Bitcoin estão focando no ouro, que é uma commodity muito mais tradicional. Em entrevista ao programa ETF Edge, da CNBC, ele disse eu o Bitcoin “conseguiu puxar um pouco da demanda do ouro em 2017”, mas acrescentou que segundo dados, as coisas estão mudando e favorecendo o ouro atualmente.

“Interessantemente, nós fizemos uma pesquisa com 4 mil investidores de bitcoin e o investimento primário deles para 2019 vai ser o ouro. Então o ouro perdeu para o Bitcoin e agora as coisas estão mudando de novo.”

Em 2017, tivemos uma supervalorização do Bitcoin, que saiu da marca dos $1.000 dólares para uma ATH de $20 mil, foi o grande momento das criptomoedas e um período em que muita gente fez muito dinheiro. Aliás, uma grande quantidade de investidores passou a prestar atenção na moeda após essa alta. Porém, como sabemos, logo a moeda teve uma correção e começou a cair durante 2018, perdendo mais de 80% do valor.

Durante o mesmo período de 2017, o ouro aumentou apenas 4%. Já em 2018 ele teve uma alta mais tímida, com apenas 2.5% de valorização. Porém, como dissemos, o BTC caiu 82% do seu valor ATH, mostrando ser um investimento muito mais arriscado.

O fundador e chefe de investimentos da Seymour Asset Management, Tim Seymour disse no mesmo programa que acredita que vai ser muito difícil para o Bitcoin se recuperar atualmente. A dificuldade vem da liquidez que ele perdeu e por causa da discussão sobre reserva de valor.

Segundo Seymour, ouro é uma “reserva de valor e não tem como discutir isso.” Já com o Bitcoin, ainda existe uma grande discussão sobre a sua reserva de valor e se ele realmente “vale algo”, considerando que ele não é “apoiado por nada”, como gosta de relembrar os ursos do mercado.

Veja mais detalhes sobre a nova criptomoeda do Instagram!