Introdução de impostos sobre criptomoedas é prejudicial para a Índia, diz CEO da CoinSwitch

Introdução de impostos sobre criptomoedas é prejudicial para a Índia, diz CEO da CoinSwitch

By Hassan Maishera - min. de leitura

O governo indiano introduziu um imposto sobre criptomoedas há alguns meses e alguns especialistas do setor foram contra.

Ashish Singhal, cofundador e CEO da CoinSwitch Kuber, diz que o imposto cobrado sobre transações de criptomoedas será prejudicial para o crescimento do espaço de criptomoedas na Índia.

O CEO disse que o imposto desencorajará os investidores de varejo a se aventurarem no espaço das criptomoedas. Singhal disse;

“Com isso, demos um passo atrás. Se uma disposição regressiva como essa fosse aplicável em ações, teria desencorajado os investidores de varejo de participar.”

Ele mencionou isso hoje cedo depois que o governo indiano disse que os investidores não poderão compensar os ganhos de uma criptomoeda contra as perdas de outra. Singhal acrescentou isso;

“Tememos que a falta de provisão para compensar as perdas afastem os usuários das exchanges e plataformas compatíveis com KYC para o mercado cinza subterrâneo peer-to-peer, o que anularia o objetivo do imposto”.

A Ministra das Finanças da União, Nirmala Sitharaman, anunciou um pesado imposto de 30% sobre os ganhos de ativos digitais há alguns meses. No entanto, investidores de varejo e institucionais aguardam esclarecimentos sobre como exatamente funcionará a política tributária.

O Ministro de Estado das Finanças Pankaj Chaudhary respondeu a esta questão, afirmando que;

"De acordo com as disposições da seção proposta 115BBH da Lei do Imposto de Renda de 1961, a perda da transferência de Ativos Digitais Virtuais (VDA) não será compensada com a receita decorrente da transferência de outro VDA."

Singhal não está feliz com a posição do governo sobre a tributação de criptomoedas, acrescentando que;

“O Budget reconheceu os VDAs como uma classe de ativos emergente. Portanto, um curso de ação natural teria sido trazer progressivamente os regulamentos ao mesmo nível de outras classes de ativos."

A Índia continua sendo um dos maiores mercados de criptomoedas do mundo. No entanto, a postura regulatória pouco clara no país continua a inibir a adoção massiva de Bitcoin e outras criptomoedas.