Interrupção da negociação de Robinhood é um pesadelo para os crypto holders

Interrupção da negociação de Robinhood é um pesadelo para os crypto holders

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem do aplicativo Robinhood na tela de um telefone

A confusão em Wall Street aparentemente se espalhou para o setor do crypto

Ontem, o corretor on-line gratuito com sede nos EUA, Robinhood, anunciou que estava interrompendo a negociação de algumas ações. A mudança resultou em um alvoroço entre os comerciantes e investidores que atualmente estão numa situação difícil. Muitos questionaram a racionalidade do Robinhood manter os ativos crypto de seus clientes.

A opção de mover os ativos para um destino diferente também é improvável, pois o corretor também bloqueou as retiradas crypto. Os usuários de criptomoedas agora enfrentam um pesadelo, pois estão em um beco sem saída. Para sair da plataforma, os clientes precisam trocar sua criptomoeda em troca de dinheiro. No entanto, isso aumenta o dilema em que estão atualmente presos.

Vender a criptomoeda significa que os usuários têm outro problema tributário (resultante de ganhos de capital) com que se preocupar. Quase não há saída, quanto mais uma fácil, para investidores em criptomoeda que usam a plataforma no momento.

A Robinhood, fundada em 2013, começou inicialmente como uma plataforma de corretagem para negociação de ações e ETFs. O corretor online então introduziu serviços de criptomoeda depois de trazer a bordo uma onda de investidores de varejo. Robinhood introduziu gradualmente a negociação de Bitcoin e Ethereum na plataforma no início de 2018.

No entanto, a última reviravolta dos eventos em torno da plataforma colocou-a no lado errado dos comerciantes – alguns dizendo que a plataforma começou a “robbing the hood”, quer dizer ‘roubar o capuz’. O modelo de exposição à criptomoeda da plataforma foi criticado fortemente. Embora o Robinhood ofereça a seus clientes a exposição a criptomoedas, ele não permite que os clientes transfiram os ativos para uma carteira de sua escolha.

O maior desafio que os usuários de criptomoeda Robinhood enfrentam, no momento, é retirar seus ativos da plataforma sem gerar consequências fiscais. Os especialistas do setor acreditam que a situação é uma revelação e um lembrete aos comerciantes de que não é ideal usar corretores para transações crypto.

Os investidores com criptomoedas na plataforma terão que adotar uma abordagem difícil e talvez passar a comprar ativos reais que eles próprios possam custear.