Inédito! Mt. Gox reembolsará $1.3 bilhão a clientes, pagando apenas com Bitcoin e Bcash até 2019

Inédito! Mt. Gox reembolsará $1.3 bilhão a clientes, pagando apenas com Bitcoin e Bcash até 2019

By Benson Toti - 2 min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Mt. Gox, a extinta e famigerada exchange de bitcoins (que há muito já foi a maior do mundo) está preparando um capítulo final em uma longa e ordenada provação. Os credores se uniram em torno de um esquema de pagamento para fazer reembolsar a todos. Ele inclui o que pode chegar a US$ 1,3 bilhão em pagamentos em Bitcoin (BTC) e Bcash ou Bitcoin Cash (BCH).

O plano de reabilitação civil, uma manobra legal que não corresponde à falência formal dentro do sistema japonês, foi atualizado em agosto deste ano, relativo ao Mt. Gox e fazendo vítimas inteiras. Em um anúncio publicado recentemente, os credores revisaram a política para melhor refletir o feedback da iteração anterior.

A revisão inclui como o reembolso formal às vítimas será em bitcoin cash (BCH) e bitcoin core (BTC) através de contas existentes em várias bolsas ou contas recém-abertas e pré-aprovadas.

“Achamos desejável que o BTC e o BCH sejam enviados para bolsas nas quais muitos credores tenham contas ou possam abrir contas facilmente”, esclareceram os credores.

Outra questão complicada aparentemente resolvida, pelo menos por enquanto, é a do dinheiro (fiat). A Gox ainda detém caixa residual de vendas anteriores, e os credores desejam que sejam pagos a quem eles chamam de “credores monetários” primeiro.

Mt. Gox foi a primeira exchange de bitcoin e a mais popular do mundo, responsável por uma supermaioria do volume de BTC há apenas quatro anos. Ele acabou falindo depois que 744.000 Bitcoins desapareceram. Os credores passaram anos tentando recuperar perdas. No ano passado, pediram aos oficiais de falências japoneses que permitissem que o caso fosse resolvido em reabilitação civil. O tribunal acabou por conceder o pedido neste ano. O administrador, Nobuaki Kobayashi, detinha mais de 200 mil bitcoins, liquidando cerca de 30 mil. O plano de reabilitação do Sr. Kobayashi não terá que liquidar ativos como BTC e Bcash daqui para frente. Os credores serão formalmente avisados sobre os procedimentos de sinistros provavelmente neste mês.