Índia: Ministério das finanças do país compara o Bitcoin a esquemas ponzi

Índia: Ministério das finanças do país compara o Bitcoin a esquemas ponzi

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

 

moeda bitcoin cor bandeira da Índia

Em um comunicado publicado hoje, o Ministério das Finanças da Índia alertou os investidores quanto aos riscos associados à criptografia comercial, chegando a comparar o Bitcoin a “esquemas Ponzi”. A declaração é a terceira deste ano de um órgão governamental na Índia, aumentando ainda mais o nível de preocupação entre os principais reguladores do país.

A Reserve Bank of India publicou duas advertências semelhantes em 2017, uma em fevereiro e outra no início de dezembro, para pessoas que detêm e comercializam criptomoedas.

No entanto, a nova declaração do Ministro das Finanças mostra novamente como o governo está respondendo ao aumento mundial no preço de várias criptomoedas.

“O preço do Bitcoin e outras moedas virtuais, é inteiramente uma questão de mera especulação, resultando em surtos e volatilidade em seus preços. Existe um risco real de uma bolha de investimento do tipo observado nos esquemas Ponzi … Os investidores precisam estar alertas e extremamente cautelosos para evitarem ficar presos em tais esquemas Ponzi “.

O Ministério enfatizou que a Índia não reconhece nenhuma criptomoeda como uma moeda legal e que nenhuma licença é emitida no país que autorize qualquer exchanges de criptomoedas. Portanto, os usuários assumirão os potenciais riscos financeiros, operacionais, legais e relacionados à segurança ao investir nelas.

Em agosto, uma proposta de regulamentação de criptomoedas havia sido enviada ao Ministério das Finanças, mas que o conteúdo e o cronograma de tal regulamentação ainda não eram claros.

 

Fonte: Coindesk.com

Tradução: Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/