Independência editorial será sacrossanta, diz CZ após Binance investir na Forbes

Independência editorial será sacrossanta, diz CZ após Binance investir na Forbes

By Harshini Nag - min. de leitura

Analistas questionam se o acordo é um potencial conflito de interesses, considerando a vulnerabilidade da criptomoeda ao hype da mídia

A principal exchange de criptomoedas Binance, anunciou que assumirá uma participação de US$ 200 milhões na empresa de mídia global Forbes, informou a BBC na semana passada. Espera-se que o acordo torne a Forbes uma fonte líder de informações sobre ativos digitais e diversifique o escopo de sua seção de tecnologia.

Em um comunicado divulgado quando o acordo foi anunciado, o fundador da Binance, Changpeng 'CZ' Zhao, afirmou que a mídia era um elemento essencial para construir a compreensão do consumidor e educar as massas sobre os benefícios da tecnologia blockchain e o potencial do mercado de criptomoedas.

Embora o acordo com a marca de mídia legada de 105 anos marque um novo recorde para a Binance, isso levou a questões levantadas sobre as intenções da Binance. A Binance processou a Forbes por difamação no ano passado antes de finalmente desistir do caso.

Além disso, os analistas apontaram que os ativos de criptomoedas são vulneráveis ao exagero da mídia e à manipulação por celebridades. Isso levou a preocupações sobre investimento ser um potencial conflito de interesses para a Binance.

CZ foi ao Twitter para anular essas alegações e esclareceu que a independência editorial da Forbes permaneceria sacrossanta. O bilionário chinês-canadense afirmou ainda que o foco da Binance será ajudar a Forbes a construir a infraestrutura Web3 nos próximos anos.

“…Como muitas empresas inovadoras e de rápido crescimento, a Binance está acostumada ao escrutínio da mídia. Essa é uma realidade necessária quando você é o líder de uma indústria disruptiva”, acrescentou.

Em entrevista à CNBC, CZ afirmou ainda que a Binance também está de olho em investimentos em outras empresas tradicionais para ajudar essas empresas a adotarem blockchain para implementar transparência por meio de um sistema que registra transações em um livro descentralizado.

Respondendo às alegações, o porta-voz da Forbes, Bill Hankes, disse que o papel da Binance será limitado a oferecer consultoria técnica e ajudar a publicação de negócios a maximizar sua marca:

"A Forbes tem sido ferozmente independente por mais de um século, independentemente de nossa propriedade, e isso não está mudando. A integridade de nosso jornalismo confiável é nosso ativo de marca mais importante."