Impostos e muro de Trump podem dar impulso ao Bitcoin

Impostos e muro de Trump podem dar impulso ao Bitcoin

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O presidente Donald Trump assinou no início da semana uma ordem executiva para começar a construir um muro na fronteira entre os EUA e o México, cumprindo a promessa feita durante sua campanha presidencial. Ele também ameaçou suspender ou taxar as remessas dos EUA para o México para ajudar a pagar o muro; Um movimento que poderia potencialmente aumentar o interesse em Bitcoin.

A parede de Trump está a caminho

O muro ao longo da fronteira de 2.000 milhas é estimado custar entre $12 e $ 15 bilhões de dólares, de acordo com a líder no Senado Mitch McConnell. No entanto, Marc Rosenblum, o vice-diretor do Como o imposto de remessa e muro da Trump poderia dar um impulso à BitcoinPrograma de Política de Imigração dos EUA, no Instituto de Política de Migração, estima que o custo real poderia ultrapassar os US$ 25 bilhões. O governo dos EUA também teria que gastar até US$ 750 milhões por ano só para manter o muro, de acordo com uma análise realizada pelo Politico. No entanto, muitos têm dito que este muro é impraticável, caro e ineficaz para o controle da fronteira.

No entanto, a ordem executiva foi assinada e McConnell disse que o Congresso vai seguir a ordem de Trump. Agora, o presidente tem que encontrar uma maneira de pagar pelo muro, e para fazer isso, ele está considerando suspender ou taxar as remessas dos EUA para o México.

Efeitos sobre remessas de Bitcoin para o México

Especialistas dizem que os mexicanos provavelmente vão encontrar uma maneira de obter dinheiro através da fronteira sem pagar impostos. O chefe de pesquisa da América Latina da Goldman Sachs, Alberto Ramos, disse:

“Se houver tributação esse dinheiro necessariamente não vai ficar nos EUA. Ele ainda pode ir para o México através de canais informais.”

De acordo com dados recentes do Banco Mundial, as remessas pessoais recebidas no México ultrapassou 26 bilhões de dólares em 2015.

No entanto, “a quantidade enviada através de Bitcoin é insignificante“, disse, Tomas Alvarez Melis, CEO da Volabit. A Volabit é uma exchange mexicana de serviço e remessa de Bitcoin Como o imposto de remessa e muro da Trump poderia dar um impulso à Bitcoincujos investidores incluem Tim Draper e Barry Silbert.

“Não creio que haja uma correlação direta entre o bloqueio ou tributação das remessas e o crescimento do volume de bitcoin”, observou. “A razão pela qual eu não acho que o bitcoin iria tomar a frente no assunto é devido ao fato de que é difícil para os imigrantes terem acesso ao bitcoin nos EUA”.

Ele descreveu vários problemas que os imigrantes mexicanos têm, como não ter contas bancárias ou números de segurança social, dificultando o uso de sites como Coinbase. “Eu também não vejo o Localbitcoins como uma opção viável, a experiência é muito complicada quando comparada com a simplicidade de enviar dinheiro através da união ocidental”, observou ele.

Impulsionando as remessas de Bitcoin do México

Entretanto, Melis comentou sobre algumas circunstâncias que poderiam fazer com que as remessas mexicanas de bitcoin aumentem.

Em primeiro lugar, o imposto sobre as remessas teria de ser suficientemente grande para obrigar as pessoas a mudar para o bitcoin. Em segundo lugar, é preciso que haja “um serviço ou serviços voltados a essa população hispânica com um processo muito simples e ágil para a compra e remessa de bitcoin“. Estes serviços devem falar espanhol, mas não deve exigir contas bancárias ou números de segurança social para usar. Em terceiro lugar, ele disse que precisa haver “uma maneira desses serviços não serem alvos dos reguladores da mesma maneira que a Western Union seria direcionada para fazer cumprir as novas regras”.

Enquanto isso, o tão esperado lançamento da Abra que se prepara para entrar no espaço bitcoin no próximo mês com prestação de serviços peer-to-peer (P2P) de remessas, incluindo a nível mundial para o México. Pessoas em ambos os lados do muro de Trump serão capazes de enviar e receber dinheiro instantaneamente, em particular e com segurança usando smartphones, sem ter uma conta bancária.

Fonte: News Bitcoin
Adaptação/Tradução: Guia do Bitcoin