IBM lança plataforma Blockchain para o comércio de petróleo

IBM lança plataforma Blockchain para o comércio de petróleo

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Um grupo de empresas, incluindo a IBM, liderou o desenvolvimento de uma nova plataforma de financiamento de comércio de petróleo bruto baseada na tecnologia blockchain.

Juntamente com a IBM, o grupo de negociação de commodities Trafigura e o banco de investimento corporativo Natixis participaram da criação da plataforma, construída com o código do projeto Hyperledger da Linux Foundation. O serviço de hospedagem de nuvem BlueMix da IBM também está sendo utilizado.

Dentro do sistema, as partes podem ver os dados da transação à medida que são publicados na cadeia de blocos. A plataforma também hospeda documentação e atualizações sobre remessas, entregas e pagamentos.

A Natixis, membro do consórcio distribuído, não é estranha às aplicações de trade-finance de blockchain, tendo se juntado ao projeto “Digital Trade Chain” no ano passado.

De acordo com Arnaud Stevens, chefe da Natixis de energia e commodities globais em Nova York, o banco vê a tecnologia como potencialmente reduzindo os custos, ao mesmo tempo em que aumenta a transparência processual.

Stevens disse em um comunicado:

“Nós queremos usar blockchain para otimizar a arena antiquada do financiamento do comércio de commodities. O processo atual é papel e mão-de-obra intensiva, temos vários pontos de fricção com altos custos de processamento e automação limitada. A reputação da tecnologia distribuída traz uma inovação muito necessária em nossa indústria.”

A introdução da plataforma marca a última ponte entre os mundos de Blockchain e finanças comerciais. É uma aplicação que tem atraído o interesse significativo de uma gama de empresas e governos em todo o mundo, incluindo Dubai.

Muitos dos bancos do mundo também continuam a avançar com projetos relacionados voltados para o comércio de commodities.

Via: Coindesk
Tradução: Guia do Bitcoin

Receba notícias sobre Blockchain, seguindo nosso canal no Telegramtelegram.me/guiadobitcoin