IBM Food Trust quer encontrar soluções blockchain para fornecer suprimento sustentável de salmão aos consumidores

IBM Food Trust quer encontrar soluções blockchain para fornecer suprimento sustentável de salmão aos consumidores

By Harshini Nag - min. de leitura
Atualizado 08 junho 2020
Filé de salmão

O produtor norueguês de salmão de criação permitirá a rastreabilidade de produtos de frutos do mar frescos para melhorar a credibilidade da cadeia de suprimentos

A Kvarøy Arctic, produtora norueguesa de salmão de criação, é a mais recente empresa a ingressar na lista de mais de 200 empresas que fazem parte do IBM Food Trust. A confiança é uma iniciativa baseada em blockchain da gigante da tecnologia para conectar participantes através de cadeias de suprimentos por meio de um registro permanente e compartilhado de dados. Espera-se que a parceria ajude a criar consumidores informados e ecologicamente conscientes, além de melhorar a segurança alimentar, minimizar o desperdício e aumentar a transparência.

Com essa iniciativa, a Kvarøy Arctic permitirá que seus compradores corporativos, incluindo as lojas da Whole Foods Market nos EUA e no Canadá, rastreiem a origem do salmão do Ártico. Isso visa ajudar a promover a confiança do consumidor em toda a cadeia de suprimentos usando a solução baseada em blockchain da IBM Food Trust.

Nos últimos meses, o Kvarøy Arctic registrou um aumento dramático na demanda por frutos do mar frescos, já que os consumidores estão cada vez mais procurando fontes alternativas de proteína. No entanto, com esse aumento da demanda por produtos de frutos do mar premium, há um aumento nos casos de fraude. Como Espen Braathe, representante da IBM Food Trust, explicou: “Quando há um preço premium em alimentos, o prêmio por fraude aumenta“.

Um estudo ambiental da Oceana, sem fins lucrativos, descobriu que um terço de todos os frutos do mar do mundo é rotulado incorretamente. Isso não apenas leva os consumidores a pagar preços mais altos por produtos abaixo do padrão, mas também pode levar a problemas de saúde para os consumidores a longo prazo.

Isso levou a Kvarøy Arctic a criar uma cadeia de suprimentos confiável e transparente para permitir que produtos de frutos do mar de alta qualidade sejam entregues aos consumidores. Portanto, a iniciativa baseada em blockchain permite que os consumidores digitalizem um código QR que fornecerá dados sobre o tipo de alimento usado, a população e a densidade dos habitats onde o salmão foi criado, sua idade, data de colheita e muito mais. Os compradores também podem baixar imagens e vídeos da fazenda para verificar as condições e os padrões de bem-estar animal que a Kvarøy Arctic mantém.

Além disso, a empresa planeja introduzir um aplicativo para seus consumidores para fornecer informações sobre a sustentabilidade dos frutos do mar no futuro. Também está trabalhando com o fornecedor de alimentos BioMar para criar um registro imutável de dados, incluindo as condições em que o salmão foi criado, embalado, certificado e enviado para distribuidores em todo o mundo. Isso permitirá não apenas aos consumidores, mas também outras partes interessadas, como piscicultores, distribuidores e varejistas, o acesso a dados abrangentes em tempo real e, assim, ajudá-los a fazer escolhas informadas.

Blockchain é o futuro quando se trata de acabar com a fraude na indústria de frutos do mar. É um nível de transparência que mostra nossa dedicação em ser o melhor dos melhores “, disse Alf-Gøran Knutsen, CEO da Kvarøy Arctic.

Nosso trabalho com a Kvarøy Arctic aprimora ainda mais nosso progresso na promoção da transparência e sustentabilidade no comércio de frutos do mar“, disse Raj Rao, gerente geral da IBM Food Trust. Ele concluiu dizendo que as ferramentas de colaboração desenvolvidas pela confiança da IBM Food ajudarão a preservar a integridade das cadeias de suprimentos de frutos do mar.