HomeIBM e Nomura Research buscam o uso de blockchain na reciclagem de plástico

IBM e Nomura Research buscam o uso de blockchain na reciclagem de plástico


Um esforço iniciado em abril viu a IBM Japan e a Mitsui Chemicals desenvolverem uma estrutura para o uso de blockchain no rastreamento de resíduos plásticos

As empresas IBM Japan, Mitsui Chemicals e Nomura Research Institute (NRI), sediadas em Tóquio, formaram um consórcio que busca descobrir a melhor forma de usar a tecnologia blockchain no fornecimento de reciclagem segura de plástico.

Um comunicado de imprensa de Nomura observa que o consórcio tem como objetivo criar um grupo de circulação de recursos sustentáveis, com visão compartilhada destinada a ajudar mais esforços colaborativos para a gestão de plásticos. De acordo com o anúncio, um dos principais objetivos da nova parceria é explorar como a rastreabilidade do plástico pode auxiliar no processo de reciclagem.

Para tanto, as equipes da IBM Japan e da Mitsui Chemicals começaram a trabalhar no uso da tecnologia blockchain para rastrear com eficácia os materiais plásticos em toda a cadeia de suprimentos, inclusive em empresas de reciclagem. As duas empresas agora se juntaram ao Nomura Research Institute num consórcio cujo objetivo é intensificar os esforços para a reciclagem adequada.

O grupo também tem como objetivo incentivar outros atores a aderirem à iniciativa, com um programa de incentivo a ser introduzido como forma de promover uma contribuição mais ampla para a reciclagem por parte do público em geral, bem como de empresas estabelecidas em todo o mundo.

Como parte de sua função no consórcio, a IBM Japão buscará apoiar o desenvolvimento de uma plataforma de blockchain para fornecer um registro imutável de rastreabilidade de plástico, enquanto a Mitsui Chemicals aproveitará seu amplo conhecimento no setor de produtos químicos para informar a reciclagem adequada.

A Nomura trabalhará para enfrentar os desafios sociais associados ao setor de gerenciamento de recursos críticos, acrescentou o anúncio.

A nova colaboração IBM Japan/Nomura/Mitsui vem logo após outra ação da IBM que visa cortar resíduos prejudiciais. A empresa, supostamente, deve firmar parceria com a Mitsubishi Heavy Industries (MHI) em um projeto baseado em blockchain para reduzir a quantidade de dióxido de carbono liberado na atmosfera.

Esses esforços são apenas a ponta do iceberg, pois o mundo ainda tem um longo caminho a percorrer para combater as mudanças climáticas. Os cientistas já estão alertando que as consequências podem ser catastróficas.

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.