Bradesco terá Stablecoin emitida pela IBM

Bradesco terá Stablecoin emitida pela IBM

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 10 junho 2021

Seis bancos internacionais, incluindo o Banco Bradesco, do Brasil, assinaram cartas de intenção para emitir moedas estáveis, ou fichas de crédito fiduciárias, para a rede de pagamentos da IBM.

A IBM está dando mais um passo em direção às criptomoedas. Aempresa anunciou hoje que seis bancos internacionais assinaram cartas de intenção para emitir moedas estáveis, ou tokens respaldados por moeda fiduciária, na World Wire, a rede de pagamentos da IBM que utiliza a rede blockchain Stellar.

Três desses seis bancos são o RCBC, baseado nas Filipinas; Banco Bradesco do Brasil e Banco Busan da Coreia do Sul. O restante será divulgado em breve e oferecerá “versões digitais de euros e rupias da Indonésia, mas ainda aguarda aprovação regulatória e outras revisões” , acrescentou a IBM.

A rede foi lançada hoje, e apesar dos bancos esperarem aprovações de órgãos reguladores, a única moeda que está atualmente em execução é uma criptomoeda baseada no dólar, criada pelo Stronghold, uma startup sediada em San Francisco. “Nós dizemos, produção limitada,” disse Jesse Lund, chefe Blockchain para os serviços financeiros da IBM sobre o status do projeto.

De fato, embora a moeda apoiada pelo dólar americano, atualmente serve apenas como uma rampa de entrada para dólares físicos, não há lugares de pagamento nos Estados Unidos até agora. Sobre isso a IBM recebeu “uma resposta verbal favorável” dos reguladores dos EUA, de acordo com Lund, que declarou:

Estamos começando com mercados que estão fora dos EUA, mas não vai demorar muito para adicionarmos esse país como um ponto final operacional .

A plataforma World Wire tem locais de pagamento em 72 países, com 48 moedas e 46 “endpoints bancários” (incluindo bancos e transmissores de dinheiro), onde as pessoas podem enviar ou receber dinheiro, disse a IBM.

O acordo abre a possibilidade de utilização de lúmens (XLM), o token nativo da rede Stellar, que pode ser utilizado como uma “moeda ponte” quando for difícil alterar uma moeda fiat. Portanto, a World Wire “pode aceitar outras criptomoedas”, mas por enquanto só suporta XLM devido à volatilidade das criptomoedas, esclareceu Lund.

No entanto, com relação ao crescimento de um universo de moedas apoiado por um banco, Lund destacou:

À medida que mais stablecoins são incorporados, a noção de FX (forex) muda ao longo do tempo. Estamos trabalhando muito para expandir o ecossistema de moedas estáveis ​​que incluirão muito mais bancos e muitas outras moedas fiduciárias, bem como representações digitais de moedas fiduciárias e até mesmo moedas digitais emitidas por bancos centrais.

Leia mais: 3 criptomoedas que podem torná-lo rico em 2019

Fonte: coindesk