Homem se declara culpado de fraudar investidores de sua plataforma cripto

Homem se declara culpado de fraudar investidores de sua plataforma cripto

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Operador da extinta plataforma de criptografia se declara culpado de acusação dos EUA

O acusado que operava um site de serviços com criptomoedas, confessou ter mentido para os investigadores e de ter fraudado os clientes do antigo site.

Jon Montroll, de 37 anos, se declarou culpado de acusações federais de ter fraudado investidores e mentido a reguladores de valores mobiliários dos EUA que investigavam um roubo de moedas virtuais por hackers, agora avaliadas em US $ 46 milhões, segundo a Reuters.

Montroll, de Saginaw, Texas, operava a WeExchange Australia, que funcionava como um serviço de depósito e câmbio de bitcoin, e a BitFunder.com, que permitia aos usuários vender ações virtuais de entidades de negócios em troca de bitcoins.

De acordo com os promotores, Montroll defraudou os investidores pegando os bitcoins dos usuários da WeExchange, vendendo-os por dólares e gastando-os em despesas pessoais.

A atividade teria ocorrido entre o lançamento do Bitfunder em 2012 e julho de 2013.

Em julho de 2013, de acordo com os promotores, a Montroll solicitou investimentos em um título que ele chamou de Ukyo.Loan, prometendo aos investidores que eles receberiam juros diariamente e poderiam resgatar suas ações a qualquer momento.

No mesmo ano, os hackers conseguiram retirar cerca de 6 mil bitcoins do WeExchange que não haviam recebido, deixando Montroll incapaz de pagar o que devia aos investidores e usuários do WeExchange e do BitFunder.

No entanto, Montroll não revelou o ataque e continuou a solicitar investimentos, segundo o relatório, citando uma declaração dos promotores.

Montroll foi investigado pela Securities and Exchange Commission dos Estados Unidos e mentiu a investigadores em entrevistas sob juramento em 2013 e 2015 sobre quando ele soube dos ataques e sobre outros assuntos, de acordo com o relatório.