Hackers Norte-coreanos já roubaram meio bilhão de dólares em criptomoedas desde 2017

Hackers Norte-coreanos já roubaram meio bilhão de dólares em criptomoedas desde 2017

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Embora a tecnologia blockchain tenha todos os tipos de aplicativos de segurança, uma coisa é certa: as exchanges de criptomoedas ainda são vulneráveis ​​a ataques de segurança cibernética, e os hackers exploraram essas falhas para obter elevadas quantias de dinheiro. No entanto, nenhuma equipe de hackers foi tão bem-sucedida quanto o infame grupo de hackers norte-coreano, apelidado de “Lazarus“, que é responsável pelo roubo de mais de meio bilhão de dólares em criptomoedas desde 2017.

Relatório foi divulgado pelo Group-IB

As informações de um novo relatório do Group-IB, amplamente considerada uma das principais empresas de segurança cibernética do mundo. A empresa premiada foi fundada em 2003 e é conhecida por proteger com sucesso as Olimpíadas de Sochi em 2014 (no que diz respeito à sua marca, venda de ingressos, etc.), além de bloquear tentativas de piratear mídia de algumas das maiores empresas de mídia do país. mundo, como Sony Pictures, Paramount Pictures e Fox TV.

O relatório do Grupo IB, publicado pela primeira vez no The Next Web, também aponta que alguns dos grupos de hackers mais agressivos provavelmente mudarão seu foco para as exchanges de criptomoedas em vez de bancos. Não há dúvida de que hackear as exchanges de criptomoedas têm sido lucrativas quando bem-sucedidas, considerando que mais de US$ 700 milhões foram roubados no primeiro semestre do ano. Muitos questionaram quão evitáveis ​​são alguns destes ataques, como o caso da Coincheck – uma exchange japonesa hackeada em mais de US$ 500 milhões – admitindo que “não havia pessoas suficientes trabalhando no gerenciamento e risco do sistema”. A seguir o relatório:

Malware AppleJesus

O grupo Lazarus tem se concentrado nas criptomoedas há algum tempo e, recentemente, tem utilizado de um malware conhecido como AppleJesus, que foi especialmente eficaz em relação aos usuários de Mac. Muitos acreditam que o grupo hacker está mirando a criptomoeda como resultado do fato de que os Estados Unidos estão tentando isolar o país do sistema financeiro global, como resultado de seu programa nuclear, e que as criptomoedas são um alvo mais fácil, considerando o fato que eles não são controlados por um banco ou governo.