Dogecoin: Guia completo sobre o Dogecoin 2018

Dogecoin: Guia completo sobre o Dogecoin 2018

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

Desde seu lançamento em 2013, o Dogecoin conquistou uma enorme popularidade, transformando o que começou como o que alguns chamaram de “moeda de piada” em uma das moedas mais valorizadas do mundo.

Neste guia, vamos resolver as três principais questões em torno do Dogecoin, porque encontramos e testamos os melhores e mais confiáveis sites onde você pode começar a negociar hoje. Continue a ler para descobrir como comprar Dogecoin, abrir uma carteira Dogecoin e qual o atual valor do Dogecoin.

O que é o Dogecoin e como funciona?

De acordo com seus desenvolvedores, o Dogecoin é uma forma divertida, nova e crescente de criptomoeda, com uma imagem do cão Shiba Inu do meme “Doge” da Internet como seu logotipo.

Dogecoin foi introduzido no mercado como uma moeda de brincadeira em 6 de dezembro de 2013. Ganhou atração rápida como um sistema de gorjetas na Internet, em que os usuários de mídia social concedem gorjetas de Dogecoin para outros usuários que fornecem conteúdo interessante ou digno de nota, principalmente em sites como o Reddit.

Devido à sua natureza de criptomoeda, você pode comprar-los, trocá-los, minerar Dogecoin e até mesmo receber gorjetas neles para para guardá-los em sua carteira Dogecoin.

Dogecoin pode ser guardado numa paper wallet, no seu computador, seu smartphone, ou um site de exchange, e ser utilizado para comprar bens e serviços.

Pode também trocá-lo por outras moedas digitais (ou converter Dogecoin para reais) e você pode facilmente obter a carteira Dogecoin visitando o website oficial da moeda. Descubra aqui quais são as diferenças entre o valor das moedas digitais e as criptomoedas.

Como minerar Dogecoin?

Para minerar Dogecoin, o seu computador faz basicamente matemática e é recompensado com moedas. Você terá custos de hardware iniciais e custos de eletricidade, mas o processo de mineração é gratuito.

Antes de começar, há alguns termos de mineração que você deve conhecer:

  • Minerador: Um equipamento de hardware usado para o Dogecoin mining e outras criptomoedas.
  • Dogecoin Hash: É o problema matemático que o computador do mineiro precisa resolver para obter o Dogecoin.
  • Bloco: Cada vez que um problema matemático é resolvido, uma quantidade constante de Dogecoins é criada. Desde 25 de fevereiro de 2015, há um valor fixo de 10,000 Dogecoins por bloco.
  • Dogecoins por bloco: Um grupo de transações. Cada bloco tem uma referência ao bloco anterior e é assim que um blockchain é construído.

Há outras opções que descartam a maior parte do hardware e reduzem o custo do investimento, como a mineração em nuvem. Isso significa que você não compra uma plataforma de mineração física, mas aluga o poder de computação de uma empresa diferente e é pago de acordo com a quantidade de energia que possui.

Minerar Dogecoin sozinho ou em piscinas?

Com o Dogecoin, as recompensas de mineração mudam dependendo do número do bloco que está sendo extraído. Quando minerar, você está basicamente procurando por blocos, depois resolvendo e confirmando cada um deles por uma recompensa.

O primeiro a encontrar e confirmar o bloco recebe o pagamento total daquele bloco e todo mundo tem que seguir em frente. Hardware mais forte = pesquisa e confirmação mais rápidas.

Muitas vezes, as pessoas que mineram Dogecoin se juntam a outras e dividem as recompensas. Assim, podem aumentar a probabilidade de encontrar e confirmar blocos, obtendo pagamentos consistentes e frequentes para os membros da equipe que entraram no grupo.

Para participar de uma piscina (mining pool), você deve selecionar uma delas e se inscrever em uma conta. As piscinas maiores são mais consistentes nos pagamentos, mas também consideram taxas dentro delas. Assista um exemplo em vídeo sobre a mineração aqui.

Porque o valor do Dogecoin está explodindo?

O Dogecoin é usado por entusiastas e profissionais reconhecidos pela sua positividade, fazendo do Dogecoin o centro de várias captações de recursos que fizeram notícia mundial.

Uma delas foi a arrecadação de fundos estabelecida em 19 de janeiro de 2014 para angariar 50 mil dólares para a Equipe Jamaicana de Bobsled, que se classificou, mas não podia arcar com os recursos necessários para fazer a viagem às Olimpíadas de Inverno de Sochi. No segundo dia da coleta, 36 mil dólares em Dogecoin foram doados para os caribenhos, e a taxa de câmbio do Dogecoin para Bitcoin subiu 50%.

Além disso, o Dogecoin oferece transações rápidas, sem congestionamento de rede e taxas de transações de 1 Dogecoin (cerca de US$0,01). Também é amplamente aceita nas trocas, tornando-se uma ótima ferramenta para se mover rapidamente entre outras moedas criptográficas e moedas fiduciárias, mantendo taxas praticamente inexistentes.

Você sabia que:

Em janeiro de 2014, o volume de negócios do Dogecoin superou brevemente o do Bitcoin e todas as outras criptomoedas combinadas, chamando a atenção da mídia global e colocando a cotação Dogecoin entre as moedas mais valorizadas do mundo, nas preferências do Bitcoin, Ethereum, Litecoin e Ripple. Leia mais disso aqui.

Imagem: Dogecoin via Facebook

Dogecoin é uma criptomoeda que continua adicionando mais e mais adeptos a cada dia, porque é uma maneira fácil de começar a negociar com outras criptomoedas ou moedas fiduciárias em um ambiente seguro e divertido.

Com cerca de 116 mil usuários em sua comunidade crescente, e mais de 100 bilhões de Dogecoins em circulação, este é um ótimo momento para investir na criptomoeda que já superou uma vez o volume de negociação de todas as outras altcoins. Ainda tem um custo basso e baixas taxas, e é amplamente aceito em sites de exchange.

​Se você deseja ter mais informações para saber como comprar, investir e guardar seus Dogecoins, clique aqui para ler um artigo detalhado.