Guia da possível divisão do Bitcoin: mantenha-se informado e faça o backup de suas chaves

Guia da possível divisão do Bitcoin: mantenha-se informado e faça o backup de suas chaves

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Em menos de quatro semanas, a rede Bitcoin tem muitos eventos importantes, e várias coisas podem acontecer durante as próximas semanas. Mantenha-se informado.

O medo de uma divisão da rede

No decorrer dos próximos 3-4 meses, existem vários planos para a rede do Bitcoin. Muitas vezes, discutimos por aqui este assunto com grande detalhe, mas as pessoas ainda se perguntam o que acontecerá com suas riquezas em Bitcoin se a rede se separar. Vários resultados potenciais podem acontecer com essas três idéias específicas;

  1. O Soft Fork ativado pelo usuário (UASF) que começa no dia 1 de agosto;
  2. O Segwit2x, que começa em meados de julho a outubro;
  3. E o mais recente Bitcoin ABC (UAHF) que pode ser implantado em agosto.

Há uma série de coisas que podem acontecer com qualquer um desses planos, mas o maior medo é a possibilidade de uma divisão de cadeias. Uma divisão de corrente é quando a cadeia de blocos se fratura em duas cadeias devido ao fato de que o consenso não foi cumprido durante uma atualização. Isso significa que uma parte específica dos participantes da rede Bitcoin discordou no plano e optou por ignorar as regras do outro lado ou a atualização do protocolo.

Já aconteceu com o Ethereum…

Isso aconteceu com a rede Ethereum, e agora há outra criptomoeda chamada Ethereum Classic. Mas agora, não significa que se o bloco do Bitcoin se dividir, a rede menor sobreviverá. Mas a primeira e mais importante coisa que cada titular de bitcoin deve saber se ambos sobreviverem: se você segurar suas chaves privadas durante uma divisão da rede, você poderá recuperar moedas para ambas as Blockchains. Ou seja, você terá os “2 tipos de Bitcoin”.

Durante uma divisão de rede, são prováveis ​​flutuações significativas de preços e confusão

Isso não significa necessariamente que você “dobrará seu dinheiro”, pois um token valerá consideravelmente menos do que a Blockchain com mais recursos, e possivelmente, a outra será inútil. A chance de uma rede menor sobreviver com a dificuldade atual para os mineradores seria uma coisa difícil de conseguir, e a rede precisaria de uma quantidade muito grande de suporte para sobreviver. A nova rede tem uma chance de crescer mais do que a outra, e cada Blockchain terá uma certa quantidade de hashrate. Se houver uma divisão de moeda, a probabilidade de flutuações de preços significativas e confusão é muito alta.

A melhor maneira de garantir que seus fundos estejam seguros durante uma possível divisão é garantir que você possua suas chaves privadas, backups e certifique-se de que suas frases de recuperação estão bem seguras. Se você tem a posse de suas chaves, você não precisa fazer nada além de ter paciência e “assistir” tudo acontecer.

Nem precisa falar: deixar Bitcoin em exchange deixa você a mercê da empresa

Se você manter seu dinheiro em uma exchange ou com um terceiro que possui suas chaves de bitcoin você terá que lidar com as decisões que eles decidem fazer durante e após uma divisão de redes. Muitas vezes, as pessoas fazem isso quando aprendem sobre a possibilidade de uma divisão de moeda e deve ser bastante óbvio que os seus ativos digitais devem estar em sua posse. Pode haver muita confusão e as exchanges podem interromper a negociação. As plataformas de negociação também podem desabilitar depósitos e retiradas durante esses horários também. Algumas das maiores exchanges de bitcoins ou serviços de corretagem podem ficar offline e você pode não ter acesso aos seus bitcoins. O ponto é; Se eles tiverem seus fundos, você terá que cumprir suas regras, diretrizes e possíveis resultados desfavoráveis.

Reserve um tempo para transferir seus Bitcoins para uma carteira, proteger suas chaves privadas e gerar backups

Durante as próximas semanas, as pessoas terão tempo para se certificar de que todos os seus backups e segurança estão em ordem e também podem sacar seus bitcoins das exchanges. No entanto, a escolha depende inteiramente do usuário, e provavelmente haverá muitos indivíduos que deixam seus bitcoins com terceiros.

Além disso, há também a chance dos membros da comunidade bitcoin chegarem a um consenso e não haver divisão em cadeia. No entanto, apenas para estar no lado seguro, existem algumas etapas abaixo, detalhando o que as pessoas podem fazer para garantir que eles mantenham suas chaves privadas e backups em segurança para os próximos meses.

Juntamente com isso, separamos alguns artigos para que você aprender e também divulgar esses assuntos.

Breve guia para se manter seguro:

  1. Não use Exchange como carteira. Instale agora mesmo uma carteira (wallet) de Bitcoin em seu Computador ou Smartphone.
  2. Após instalar, faça backup de sua carteira, arquivos associados e a passphrase de sua carteira.
  3. Certifique-se de que seu software de carteira ou firmware esteja atualizado.
  4. Certifique-se de que suas senhas e seeds ou frases mnemônicas estão disponíveis e escritas corretamente.
  5. Mova seu saldo em Bitcoin de uma exchange para uma carteira que você controla e siga as etapas 2-4.

Artigos informativos:

Vídeo complementar do economista Fernando Ulrich, sobre o assunto:

[Pra descontrair] Como diria Satoshi Nakamoto:

“Em terra de Bitcoin, quem não tem chave, não tem dinheiro”.

Guia do Bitcoin