Guerra na Ucrânia pode acelerar adoção de criptomoedas, diz CEO da BlackRock

Guerra na Ucrânia pode acelerar adoção de criptomoedas, diz CEO da BlackRock

By Hassan Maishera - min. de leitura

As criptomoedas ocuparam o centro do palco na invasão da Ucrânia pelas forças russas.
O CEO da BlackRock, Larry Fink, disse aos investidores da empresa em um boletim divulgado hoje que a guerra em andamento na Ucrânia pode levar a uma adoção mais rápida de criptomoedas.

Os russos invadiram a Ucrânia há mais de um mês. O governo ucraniano recebeu milhões de dólares em apoio da comunidade de criptomoedas desde o início da guerra.

Além disso, o governo ucraniano também aprovou sua lei de ativos digitais em uma tentativa de legalizar o uso de criptomoedas no país. O CEO da BlackRock acredita que esses movimentos podem acelerar a adoção de criptomoedas. Ele disse;

“Um sistema global de pagamento digital, cuidadosamente projetado, pode melhorar a liquidação de transações internacionais, reduzindo o risco de lavagem de dinheiro e corrupção”.

Este último comentário difere do tom que ele adotou em maio do ano passado, quando levantou algumas preocupações em torno da volatilidade.

Fink disse que a BlackRock está atualmente estudando ativos digitais, acrescentando ser muito cedo para determinar se as criptomoedas são apenas uma ferramenta de negociação especulativa.

Semelhante a outras instituições financeiras líderes no mundo, a BlackRock disse que está encontrando maneiras de garantir que o capital não seja aplicado na Rússia. Ele disse;

"Nas últimas semanas, conversei com inúmeras partes interessadas, incluindo nossos clientes e funcionários, que estão procurando entender o que pode ser feito para impedir que o capital seja implantado na Rússia. Acreditamos que essa é a definição de nosso dever fiduciário."

O espaço de criptomoedas continua ganhando adoção, apesar da atual tendência de baixa em jogo. Nos últimos anos, vários CEOs, incluindo Jamie Dimon, do JPMorgan, mudaram de tom em relação às criptomoedas, apesar das críticas anteriores.

O valor total do mercado de criptomoedas está se aproximando de US$ 2 trilhões como Bitcoin, e outras grandes criptomoedas tiveram um bom desempenho nos últimos dias.