Guerra comercial de Trump com a China pode impulsionar grande demanda chinesa por Bitcoin

Guerra comercial de Trump com a China pode impulsionar grande demanda chinesa por Bitcoin

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, prometeu declarar a China como manipulador de moeda no primeiro dia de sua presidência. Durante sua campanha, ele também repetidamente prometeu impor uma tarifa de 45% sobre os produtos chineses. Suas promessas correm o risco de criar uma guerra comercial entre os EUA e a China, que poderia enfraquecer o Yuan e acelerar as saídas de capital chinês. Quando o yuan cai, os investidores muitas vezes se voltam para Bitcoin.

trump-bitcoin-china-impulso

Trump tem autoridade para agir, mas será que ele vai?

De acordo com o ex-advogado do Representante de Comércio dos EUA, Michael Gadbaw, sob a Lei de Comércio Exterior de 1974, Trump poderia usar sua autoridade para impor tarifas à China.

Muitas pessoas, no entanto, duvidam que a Trump realmente irá impor uma tarifa de 45% ao maior parceiro comercial dos Estados Unidos.

jack-ma-alibaba-aliexpress-bitcoin-trump
Imagem: reprodução

O fundador e CEO do Alibaba, grupo que controla o site de compras Aliexpress, Jack Ma, está confiante de que Trump não fará bem as suas ameaças contra a China. Ele disse à CNNMoney que Trump terá de trabalhar com a China ou arriscar um “desastre”.

Uma pesquisa de investidores da Nomura revelou que 75% dos entrevistados esperam que Trump imponha tarifas sobre as exportações da China, Coréia do Sul e Japão. Enquanto isso, 77% dos entrevistados esperam que ele marque a China como um manipulador de moeda.

Se Trump impor barreiras comerciais à China, Pequim pode aceitar exportações mais fracas ou responder em espécie, disseram economistas da Goldman Sachs. Eles escreveram:

“Uma possível medida seria permitir um enfraquecimento um pouco mais rápido do yuan, embora da perspectiva da China esta ou outras medidas comerciais pudessem levar o risco de escalada”.

Bitcoin ajuda a diversificação de capitais

No passado, sempre que havia uma inundação de saídas de capital da China, e uma certa quantidade entrou em Bitcoin. Outras classes de ativos seguros também foram beneficiadas, como o ouro e a propriedade estrangeira. O Wall Street Journal escreveu:

“Os investidores chineses que procuram um refúgio contra o enfraquecimento do Yuan estão se voltando para bitcoin”.

O chefe de operações da Delta Asia Securities, Victor Au, disse ao South China Morning Post que quando o yuan se desvaloriza, os investidores chineses procuram diversificar seus ativos. Sua empresa é uma subsidiária da Delta Asia Group (Holdings) Limited e presta serviços de banco de investimento, incluindo corretagem de valores mobiliários, subscrição e serviços de negociação.

A fraqueza da moeda e a expectativa de que ela vá cair ainda mais aumentaram significativamente a demanda por diversificação de ativos, explicou Au, acrescentando que o bitcoin é um dos ativos que têm visto uma demanda crescente.

“Canais de investimento limitados para os investidores chineses os levam a procurar todas as possíveis ferramentas de investimento para preservar seu valor patrimonial”, disse ele.

Participe de nossa pesquisa

 

O que você acha que vai acontecer? Participe e deixe o seu comentário logo abaixo!