Grupos de bancos russos começam a testar blockchain

Grupos de bancos russos começam a testar blockchain

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Sberbank fez a primeira transação de pagamento na indústria bancária russa com a blockchain.

Sberbank, o maior banco da Rússia, executou uma transferência de dinheiro em tempo real através da blockchain construída pela IBM com base no Hyperledger Fabric – um software blockchain. A transação envolveu uma transferência de dinheiro de uma quantia desconhecida entre um pagador e um receptor em dois bancos separados, facilitada pelos sistemas de TI da Sberbank, com um aplicativo web para o servidor do banco para rastrear a transferência.

O consórcio Hyperledger de código aberto liderado pelo Linux Foundation formalmente lançou seu primeiro software o Hyperledger Fabric 1.0.

“A solução blockchain criada pela Sberbank nos permitiu fazer a primeira transação piloto de pagamento – usando a tecnologia IBM Blockchain – na história do setor bancário russo”, disse Stella Kudachkina, diretora-gerente da Sberbank.

Sberbank também listou uma série de parceiros participantes envolvidos na transação de pagamento piloto, sugerindo um futuro de pagamentos utilizando a blockchain. Entre eles estão o MegaFon, o segundo maior operador de telefonia móvel da Rússia; MegaLabs, um fornecedor de soluções de TI com sede em Moscou; Alfa-Bank, um importante banco privado russo e; a IBM uma gigante da tecnologia.

Notavelmente, a Sberbank e a Alfa-Bank hospedaram os nós da rede com o objetivo final de “servir a fonte principal para o desenvolvimento de uma nova função de liquidação” entre os dois bancos.

O executivo da Sberbank acrescentou:

A vantagem de usar esta tecnologia é a alta velocidade na qual as transferências são feitas: depois que o dinheiro é enviado, a transação é registrada na conta do receptor quase que instantaneamente, em tempo real, ao contrário do sistema tradicional que é usado para fazer transferências.

O anúncio da Sberbank ocorreu meses após a adesão do banco a Enterprise Ethereum Alliance (EEA), um consórcio de empresas, startups e governos que trabalham para alavancar a tecnologia blockchain Ethereum para soluções empresariais.

No início deste ano, o presidente-executivo do banco Herman Gref – notavelmente um entusiasta bitcoin – afirmou que a Rússia implantará ainda mais a tecnologia blockchain até 2019.

Fonte: coindesk

Guia do Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!
Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/