Grupo de Bancos no Japão trabalharão com a tecnologia da Ripple e Blockchain

Grupo de Bancos no Japão trabalharão com a tecnologia da Ripple e Blockchain

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Um grupo de instituições financeiras japonesas estão cogitando a criação de uma plataforma baseada na blockchain, onde eles irão aproveitar a tecnologia para cortar custos em serviços domésticos e de câmbio.

ripple-logo-investiment-bank-japan

Foi anunciando hoje e os membros iniciais incluem o Banco de Yokohama e o “SBI Sumishin Net Bank”. Os envolvidos nos esforços irão trabalhar com a tecnologia distribuída da startup Ripple, para desenvolver a plataforma.

Várias empresas têm investido em startups que trabalham com a tecnologia no passado. Em um comunicado, o grupo disse que mais de 15 bancos são esperados para participar da iniciativa quando formalmente lança em outubro.

A empresa disse:

“Enquanto o “Bank of Yokohama” e “SBI Sumishin Net Bank” têm implementado várias iniciativas FINTECH a um ritmo acelerado, o consórcio vai começar a considerar novos tipos de serviços de pagamento e liquidação que utilizam a tecnologia blockchain, a partir de outubro de 2016.”

No momento em que a plataforma está pronto para lançamento em Março de 2017, os organizadores esperam ter até 30 bancos usando a nova tecnologia.

De acordo com declarações, a “SBI Holdings”, juntamente com uma subsidiária lançada em parceria com a Ripple, irá liderar o projeto.

Embora não esteja claro neste momento se outros bancos japoneses irão se juntar ao grupo, a indústria financeira do país tem demonstrado forte interesse na tecnologia.

Os rumores de uma moeda digital emitido pelo banco têm perseguido o Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ (MUFG) durante meses, e o banco, um dos maiores do Japão, anunciou em abril que está trabalhando com uma startup blockchain Chain em uma prova-de-conceito.

Além disso, o Japão tem visto o surgimento de grupos de trabalho no ano passado dedicado a casos de uso com foco em finanças.