A Grayscale rebate a rejeição da aplicação VanEck’s spot Bitcoin

A Grayscale rebate a rejeição da aplicação VanEck’s spot Bitcoin

By Harshini Nag - min. de leitura

Se a SEC pode aprovar Bitcoin ETFs futuros, não deve haver base para rejeitar Bitcoin ETFs presentes em Grayscale

A empresa de gerenciamento de ativos de criptomoeda e investimento em moeda digital, Grayscale Investment, publicou uma carta pública para Vanessa Countryman, secretária da Comissão de Segurança e Câmbio dos Estados Unidos (SEC). A empresa argumentou que a rejeição dada pela SEC dos ETFs Bitcoin é inconsistente com as decisões anteriores da Comissão.

A SEC aprovou anteriormente três Bitcoin futures ETFs, um de cada da VanEck, Valkyrie e ProShares. Grayscale apontou, acrescentando, que não há, portanto, nenhuma explicação legal para a recente rejeição do VanEck’s spot Bitcoin ETF.

A autoridade reguladora “não tem base para a posição de que investir no mercado de derivativos para um ativo seja aceitável para os investidores, enquanto investir no próprio ativo não é”, argumentou Grayscale na carta.

A empresa de investimento também acusou a SEC de não cumprir as disposições da Lei de Proteção Administrativa (APA), já que a SEC está tratando dois produtos Bitcoin ETF de forma diferente:

“Acreditamos que este raciocínio falhou no quesito de levar em conta os desenvolvimentos regulatórios e competitivos significativos desde 2017, quando a Comissão considerou pela primeira vez, e negou, um pedido de bolsa de valores nacional para listar e negociar ações de um Bitcoin ETP à vista.”

A Grayscale recomendou que a SEC excluísse os requisitos da Seção 6 (5) (b) do Exchange Act para requerentes de ETFs de Bitcoin.

Um ETF Bitcoin spot funciona de forma semelhante à detenção do ativo. Os investidores podem negociar com o preço atual do Bitcoin. No entanto, um Bitcoin future ETF permite que os negociantes especulem sobre o preço futuro do ativo por meio de derivativos.

A SEC rejeitou o pedido de VanEck em 12 de novembro, citando que o pedido não atendia aos requisitos do Securities Exchange Act de 1934 (Exchange Act). A Grayscale apresentou um pedido semelhante em outubro, com uma decisão esperada para o final do ano.

As perspectivas para a proposta da Grayscale de listar o GBTC como um ETF à vista de Bitcoin não são muito positivas à luz da recente decisão da SEC sobre a VanEck.