Governo iraniano pediu para “levar a sério a questão do Bitcoin” pelo legislador

Governo iraniano pediu para “levar a sério a questão do Bitcoin” pelo legislador

By Harshini Nag - min. de leitura
Atualizado 08 junho 2020
Bandeira do Irã

O Irã se junta à crescente lista de países que procuram uma reformulação em seus regulamentos de criptomoeda

O legislador iraniano, Mohammad Hossein Farhangi, queria que ignorar os benefícios potenciais do Bitcoin pudesse ser uma oportunidade perdida para o renascimento econômico do país. De acordo com a Agência de Notícias Tasnim, Farhangi, representante de Tabriz na Assembléia Consultiva Islâmica do Irã, está lutando por ações do governo para proporcionar maior investimento e regulamentação de criptomoedas.

Em uma sessão, com a presença do governador do Banco Central do Irã, Abdolnaser Hemmati, Farhangi afirmou que as criptomoedas “podem ser uma boa oportunidade para o país, caso contrário, isso será uma questão para as instituições financeiras e de crédito”. Ele ainda pediu ao governador do banco central que “levasse a questão do Bitcoin a sério”.

O legislador iraniano também levantou sua preocupação em colocar a criptomoeda sob o mandato do Ministério da Indústria e Mineração. Ele argumentou que o Bitcoin, juntamente com outros ativos digitais, deveria estar sob o controle do banco central do Irã.

No entanto, Farahangi foi rápido em alertar o parlamento sobre a imprudência de permitir criptomoedas sem estabelecer políticas bem definidas. Ele declarou que políticas porosas ou fracas poderiam pôr em risco protocolos de gerenciamento de liquidez e políticas de controle monetário.

O apelo de Farhangi ao governo iraniano vem à luz do pedido do presidente Hassan Rouhani de uma política nacional clara sobre a mineração de criptomoedas. O Irã legalizou a mineração de criptografia em setembro de 2019, tornando-o um dos poucos países do mundo a exigir uma licença de mineração de criptomoeda para atividades de mineração.

No entanto, a regulamentação não tornou o Irã tão amigável quanto às criptografia como se poderia esperar. Embora o governo concorde amplamente com os benefícios da criptomoeda e dos ativos digitais, é menos favorável aos serviços de negociação.

Apesar de fornecer incentivos fiscais para suas operações locais de mineração de criptomoedas, o Irã proibiu o comércio e, em maio, classificou o comércio de criptografia como uma forma de lavagem de dinheiro.

O Irã se junta a parlamentares de todo o mundo, como China, EUA e países da UE, que pressionaram pela revisão das regulamentações instintivas introduzidas nos últimos anos.