Governo do Vietnã proibiu a importação de máquinas de mineração em seus territórios

Governo do Vietnã proibiu a importação de máquinas de mineração em seus territórios

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Governo do Vietnã proibiu a importação

A mineração ficou complicada para os vietnamitas, já que o governo do Vietnã proibiu a importação de máquinas de mineração em seus territórios. O comunicado foi reportado através do Departamento de Alfândega.

A proibição acontece em um momento em que o país está lidando com as consequências do escândalo da Sky Mining em julho, quando o CEO de uma “empresa” de criptomoedas fugiu com mais de US$ 35 milhões em fundos de empresas e investidores.

Governo do Vietnã proibiu a importação de máquinas de mineração

De acordo com dados do Departamento de Alfândega da Cidade de Ho Chi Minh, as importações de equipamentos de mineração foram interrompiadas por funcionários em julho de 2018.

Antes da restrição, particulares e empresas do país levaram mais de 3.664 plataformas de mineração entre janeiro e junho. Essas importações consistiam principalmente de equipamentos Antminer da Bitmain.

No ano passado, mais de 7.000 plataformas de mineração foram importadas para o país, apesar da notável postura anti-criptomoeda do governo.

Após o escândalo da Sky Mining no mês passado, notícias locais vietnamitas relatam que o Departamento de Alfândega do Vietnã quase que imediatamente impôs restrições totais de importação sobre as mineradoras, indicando que a posição negativa do governo sobre a criptomoedas se transformou em restrição aberta.

Regulamentação Governamental

Antes da mudança de política, o governo do Vietnã tinha a reputação de não estar disposto a regulamentar a indústria de criptomoedas, declarando no ano passado que bitcoin e outras criptomoedas não são “meios legais de pagamento”. Também declarou explicitamente que emitir ou usar criptomoedas como meio de pagamento dentro do Vietnã é proibido, indicando que não tinha intenção de se engajar oficialmente com o mercado cripto.

Apesar da retórica, a mineração de criptomoedas persistiu como um grande negócio no Vietnã, com as autoridades portuárias em Hanói e Cidade de Ho Chi Minh emitindo autorização para milhares de plataformas de mineração destinadas a minerar bitcoin e litecoin em 2017.

Oficialmente, lidar com o comércio de criptomoedas levou consigo o risco de processo criminal e uma multa de até US$ 9.000, mas, até recentemente, o governo geralmente parecia fechar os olhos para a mineração. Agora, ao que parece, o governo será mais rigoroso.