Governo da Bélgica lança site para alertar investidores de criptomoedas sobre fraudes

Governo da Bélgica lança site para alertar investidores de criptomoedas sobre fraudes

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O governo da Bélgica está apoiando um site que procura alertar os investidores de criptomoedas sobre os sinais de fraude em potencial.

O novo site, intitulado “Bom demais para ser verdade”, é executado em parte pela Economia do Serviço Público Federal da Bélgica e a Financial Services and Markets Authority. Ativos digitais “são o hype do ano” e o site adverte que, por serem extremamente fáceis de desenvolver, esses símbolos podem ser usados ​​para fins ilegítimos, incluindo “golpes, tráfico de drogas, terrorismo ou qualquer outra atividade criminosa”.

Como tal, o site informa que qualquer pessoa que esteja considerando o financiamento de uma venda simbólica deve pesquisar as pessoas por trás de um projeto, evitar o compartilhamento de qualquer informação pessoal, solicitar informações claras sobre o projeto e ter cuidado se um projeto prometer grandes retornos.

Os golpistas “frequentemente parecem confiáveis”, de acordo com o site, mas eles ainda podem enganar possíveis investidores.

“A colisão com criptomoedas pode assumir diferentes formas. Os golpistas tentam prender os consumidores de maneiras diferentes. Seja extremamente cauteloso ao usar criptomoedas para fazer pagamentos online, ao investir em apostas esportivas com elas e com plataformas para investimentos em moedas digitais.”

Além disso, o site inclui um verificador de sites na página inicial. O site afirma ser capaz de determinar se um site é fraudulento, embora observe que os desenvolvedores “não são responsáveis ​​por nenhum erro no sistema”.

O serviço de verificação acrescenta que as organizações devem ter uma licença para operar nos mercados financeiros belgas. Alguns sites podem não aparecer apesar da falta de uma licença, e parte do banco de dados do site será preenchida por sites informados pelos usuários.