Governador do Banco Central de Taiwan: Criptomoedas precisam ser mais confiáveis

Governador do Banco Central de Taiwan: Criptomoedas precisam ser mais confiáveis

By Chris Roper - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

Yang Chin-long, governador do banco central de Taiwan, disse que as transações com criptomoedas carecem do elemento de confiança encontrado nas moedas fiduciárias e no sistema financeiro tradicional.

Os comentários de Chin-long vieram durante uma conferência onde ele discutiu como o banco de reservas de Taiwan estava planejando se adaptar à economia digital em evolução. Enquanto falava no fórum, o governador observou que moedas estáveis ​​e confiáveis ​​são apoiadas por anos ou décadas de transações confiáveis.

Sem confiança, uma moeda vai ao colapso

O governador explicou que a confiança em uma moeda como meio legítimo de troca é da maior importância, porque sem ela, a moeda provavelmente não reterá valor e, por fim, entrará em colapso ou se tornará inútil.

Continuando a criticar as criptomoedas por sua volatilidade e dificuldades com o uso cotidiano, Chin-long também mencionou que as moedas digitais poderiam ser usadas para realizar atividades ilícitas devido à falta de regulamentação adequada.

Além disso, os ativos digitais deveriam ser um método eficiente e conveniente de pagamento, apontou Chin-long. Em vez disso, o governador observou que eles estavam sendo cada vez mais usados ​​para participar de negociações especulativas e promover esquemas de investimento arriscados.

Criptomoedas não são moedas “verdadeiras”

Em 2013, o banco central de Taiwan havia declarado que não considerava as moedas digitais como verdadeiras moedas, portanto, a instituição financeira não as reconheceu como moeda de curso legal. Elas foram, no entanto, classificados como “mercadoria virtual”.

Mais recentemente, em maio, foram criadas a Organização Independente de Auto-Regulamentação de Cadeia de Cifras de Taiwan (TBSRO) e a Coalizão Parlamentar de Taiwan para Blockchain (TPCB). Espera-se que ambas as organizações trabalhem de forma cooperativa para desenvolver a confiança e criar padrões da indústria para o mercado de criptomoedas de Taiwan.

Olhando para esses desenvolvimentos, parece que o governo taiwanês investiu seus recursos no exame dos casos de uso potencial para criptomoedas.

De fato, os relatórios indicam que o banco de reservas de Taiwan tem monitorado de perto como as instituições financeiras no exterior estão respondendo às suas respectivas economias criptos.

Em novembro, espera-se que a Comissão Supervisora ​​Financeira de Taiwan (FSC) introduza uma estrutura regulatória para criptomoedas, e no momento, o FSC está trabalhando com o Ministério do Interior, o Escritório de Investigação e o banco de reserva para elaborar regulamentos para criptomoedas.