Alerta! Golpistas estão “vendendo” Libra no Facebook

Alerta! Golpistas estão “vendendo” Libra no Facebook

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Apesar de estar sofrendo uma série de problemas com diferentes autoridades regulatórias, a criptomoeda Libra é um dos projetos mais aguardados pelos investidores. Por ser um projeto criado pelo Facebook e com um consórcio de grandes empresas por trás, o token tem potencial para ser um bom investimento.

O problema é que muitos golpistas também estão percebendo a possibilidade de lucros em cima da moeda. Mais especificamente, em cima de golpes aplicados utilizando o nome e a marca da Libra.

De acordo com o The Washington Post, cerca de uma dúzia de grupos fraudulentos estão fingindo vender a criptomoeda, que ainda não tem prazo definido para o lançamento.

Os golpistas estão usando propagandas no Twitter, Instagram e até no próprio Facebook para anunciar as vendas falsas.

Ainda segundo o relatório, as imagens são feitas com bastante detalhes, usando o logo do Facebook e as marcas Libra e Calibra para enganar investidores.

Os grupos, que se apresentam como vendedores oficiais da criptomoeda Libra, oferecem descontos para quem quer comprar os tokens. As propagandas direcionam os compradores para sites externos onde é necessário enviar ETH para “comprar” a moeda Libra.

Claro, como é de se imaginar os investidores nunca recebem as moedas compradas e também não recebem mais seu dinheiro de volta.

Sobre o assunto, uma porta-voz do Facebook, chamada Elka Looks, lançou uma nota padrão:

“O Facebook remove propagandas e páginas que violam nossas políticas assim que ficamos sabendo do problema. Estamos constantemente trabalhando para melhorar a detecção de golpes em nossas plataformas.”

A resposta do Facebook também não foi vista com bons olhos, afinal a plataforma apenas removeu algumas das propagandas de golpe após o relatório do The Washington Post.

Muitos criticaram a incapacidade da companhia de conseguir identificar e remover as propagandas enganosas antes que pudessem causar qualquer risco para os investidores.

Vale lembrar que a criptomoeda Libra ainda não foi lançada e ainda precisa passar por várias etapas para chegar ao público. Não acredite em nenhuma oferta de compra do ativo digital!

Veja também: Usuários de criptomoedas sul coreanos perderam U$ 2.3 bilhões em crimes relacionados a ativos digitais

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: