Golpistas de criptomoeda da Polônia usam um novo tipo de ataque

Golpistas de criptomoeda da Polônia usam um novo tipo de ataque

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem da Polônia em um teclado

Um alerta foi emitido pela Autoridade de Supervisão Financeira Polonesa (PFSA) quando uma nova onda de fraudes na esfera do cripto foi descoberta

Um golpe recente foi descoberto pela Autoridade de Supervisão Financeira Polonesa (PFSA), em que os golpistas enganam os investidores para que enviem dinheiro para uma “carteira autorizada PFSA” para verificação.

A PFSA é um órgão governamental altamente conceituado – é a autoridade reguladora financeira geral da Polônia. Sua função é regular e ficar de olho nas instituições financeiras, mercados de capitais, pensões, seguradoras e, principalmente, ativos digitais.

Os golpes recentes têm uma abordagem mais pessoal para os investidores.

O fraudador alcançará um investidor por meio de um telefonema, instando-o a comprar ou vender criptomoeda. Depois de concordar, o investidor será direcionado a enviar criptomoeda para uma carteira aprovada pela PFSA para verificação.

Obviamente, não há carteira aprovada pela PFSA usada para verificação.

Ao contrário de outros golpes de mídia social que oferecem negócios lucrativos para investidores ingênuos e novos, esses golpes são mais difíceis de identificar, pois o golpe não oferece oportunidades difíceis de acreditar e é executado sob o disfarce de um funcionário do governo.

A PFSA alertou os investidores para que desconfiem de qualquer tipo de ligação relacionada à agência e avancem para a polícia:

“Se, durante a entrevista, você foi informado que determinada pessoa realiza atividades com a participação ou em acordo com a PFSA ou KNF, não faça mais contatos e avise imediatamente a unidade policial mais próxima. Tente coletar e apresentar o máximo de detalhes possível sobre o evento na notificação. Qualquer informação pode ser útil. ”

Uma necessidade desesperada de regulamentos

A organização governamental também alertou o público que o mercado de criptomoeda na Polônia não é supervisionado e que a PFSA ainda não licenciou qualquer ação relacionada à criptomoeda.

O PFSA alertou:

“Gostaríamos de lembrar que o mercado de criptomoedas na Polônia não é um mercado regulamentado ou supervisionado. A PFSA não licencia, supervisiona ou exerce quaisquer outros poderes em relação às atividades de comércio de criptomoedas. ”

Países vizinhos como a Romênia introduziram recentemente regras e regulamentos estritos, impondo um processo de autorização dupla em qualquer provedor de criptomoeda no país. Se as empresas não cumprirem, perderão o acesso a qualquer presença na mídia.

Além disso, os EUA recentemente tomaram medidas para regulamentar e monitorar o uso de criptomoedas, adquirindo novas ferramentas de blockchain e de contrato inteligente. Embora essas ações governamentais sejam provavelmente positivas, não há substituto para o bom senso por parte dos investidores em criptomoeda.