Goldman Sachs: Os reguladores deveriam se preocupar com o Bitcoin

Goldman Sachs: Os reguladores deveriam se preocupar com o Bitcoin

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem de um Bitcoin na borda de uma superfície de madeira

O presidente sênior da Goldman Sachs, Lloyd Blankfein, afirmou que os reguladores devem se preocupar com a recente alta do Bitcoin

Ontem, o CEO da Goldman Sachs argumentou que o Bitcoin representa um obstáculo para os reguladores financeiros que procuram monitorar o setor. Ele explicou que os órgãos reguladores podem em breve ser incapazes de gerenciar o setor financeiro se permitirem que o principal cripto ativo continue prosperando. Em sua opinião, os reguladores deveriam estar pouco à vontade com o Bitcoin, especialmente agora que ele está se tornando popular a cada dia.

Falando no programa Squawk Box da CNBC, Blankfein implicou explicitamente que o ativo digital estava prejudicando os reguladores. Ele se referiu especificamente ao relativo anonimato do Bitcoin, alegando que ele sabota os esforços feitos para regular o sistema financeiro. Ele acrescentou que a aplicação do ativo como meio de troca o torna ideal para atividades ilícitas e criminosas no setor.

Você não sabe se está pagando ou não aos norte-coreanos, ou à Al-Qaeda, ou à guarda revolucionária“, disse ele.

A afirmação de Blankfein aparentemente contradiz o conhecimento comum de que as autoridades usaram a transparência do blockchain para rastrear o uso de criptomoedas por criminosos. O chefe do Goldman Sachs afirmou que os reguladores não deveriam permitir que o Bitcoin e outros ativos de criptomoedas proliferem e prosperem em sua forma atual.

Se eu fosse um regulador, estaria meio que hiperventilando com o sucesso [do Bitcoin] no momento, e estaria me armando para lidar com isso.”

Com base em seus comentários, Blankfein está longe de estar convencido de que o Bitcoin é uma reserva de valor ideal. Ele desaprovou o ativo, citando sua volatilidade de preço e o conhecimento tecnológico necessário para lidar com a criptomoeda.

É uma reserva de valor que pode movimentar 10% em um dia, que se você perder o código ou se perder o pedaço de papel – ele é perdido para sempre, ou se alguém o tirar de você – como você saberá.”

Blankfein propôs a limitação de várias liberdades fundamentais habilitadas pelo Bitcoin (recursos de privacidade de pseudônimos) para gerenciar o ativo. Isso poderia, no entanto, ter um impacto negativo e impactar o desempenho do ativo, especialmente suas demandas de mercado.

Isso poderia ser viável, mas minará a liberdade e o tipo de falta de transparência que as pessoas gostam sobre isso em primeiro lugar. Esse é o enigma do qual o Bitcoin terá que lidar para sair.”