GMO-Z obtém aprovação para stablecoins USD e Yen em Nova York

GMO-Z obtém aprovação para stablecoins USD e Yen em Nova York

By - min. de leitura
Moedas Tether com dólares americanos

O Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (DFS) autorizou a GMO a desenvolver e emitir moedas estáveis atreladas ao dólar americano e ao iene japonês

O DFS concedeu à GMO-Z.com Trust Company, uma subsidiária da gigante de tecnologia japonesa GMO Internet, uma licença sob a Lei Bancária de Nova York. A carta permite que a gigante da tecnologia opere como uma empresa de responsabilidade limitada, revelou o regulador Bitlicense.

Ao fazer o anúncio ontem, o regulador afirmou que a GMO poderia emitir, administrar e resgatar ienes japoneses e moedas estáveis ​​atreladas ao dólar dos EUA em Nova York. O DFS já aprovou 27 cartas e licenças para entidades que oferecem serviços de criptomoeda para residentes de Nova York, incluindo a carta emitida para OGM.

Para obter a autorização, a GMO precisou atender a requisitos estritos para seus programas de segurança cibernética e aos padrões federais de combate à lavagem de dinheiro e sanções econômicas. O stablecoin indexado em JPY (Ticker: GYEN) e o stablecoin indexado em USD (Ticker: ZUSD) podem ser comprados e resgatados diretamente da empresa.

Por sua vez, a GMO fez parceria estrategicamente com trocas de criptomoedas que operam globalmente para aumentar a acessibilidade e a liquidez das moedas estáveis. Embora as stablecoins indexadas ao dólar dos EUA estejam disponíveis no mercado, a GYEN será a primeira stablecoins disponível publicamente indexada ao iene japonês. Conseqüentemente, a GMO será a primeira empresa a ser pioneira em uma versão global e regulamentada da stablecoin indexada ao JPY.

As stablecoins estarão disponíveis a partir de janeiro de 2021, e empresas institucionais e usuários de varejo podem utilizá-los para negociação, hedge institucional, arbitragem, liquidações e pagamentos.

O presidente do GMO-Z Trust, Ken Nakamura, está animado com a iniciativa de sua empresa de criar a primeira moeda estável indexada ao JPY regulamentada, uma moeda que a maioria das pessoas considera um ativo porto seguro. “Mas também somos pioneiros e inovadores nesse espaço que vislumbramos a construção de novas aplicações da tecnologia blockchain que transformem nossa relação com os serviços financeiros tradicionais”, acrescentou.

As stablecoins de USD se tornaram populares no espaço das criptomoedas. Tether é o principal emissor de stablecoin globalmente, e a moeda USDT é atualmente a terceira criptomoeda mais valiosa em termos de capitalização de mercado. No entanto, o USDT agora está enfrentando a concorrência de outras stablecoins como USD Coin (USDC), Binance USD (BUSD), TrueUSD (TUSD) e Paxos Standard (PAX).

O DFS tem concedido licenças a empresas envolvidas em atividades relacionadas à criptografia desde 2015. Com o tempo, a agência revisou sua abordagem regulatória de criptomoedas para agilizar o processo para que as entidades adotem novas moedas digitais por meio de uma estrutura de autocertificação.