GMO anuncia fim da produção e venda de mineradoras

GMO anuncia fim da produção e venda de mineradoras

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A GMO Internet, uma gigante de TI japonesa, entrou no mercado para enfrentar grandes nomes da mineração ASIC, como a própria Bitmain. Porém, a empresa anunciou que, depois de um mercado de urso constante, vai cessar a produção e venda de hardware de mineração.

A empresa anunciou durante o Natal que, devido ao aumento na competividade e um fraco mercado de criptos, não vai mais desenvolver, produzir ou vender máquinas de mineração. Durante o ano a GMO teve perda recorde de 35.5 bilhões de ienes (cerca de 1.2 bilhão de reais).

A GMO disse em seu comunicado:

“Depois de considerar as mudanças no atual ambiente de negócios, a companhia acredita que seja muito difícil se recuperar dos negócios relacionados à mineração e por isso decidiu registrar prejuízo extraordinário”.

A empresa iniciou o empreendimento com mineração em setembro de 2017, com base de operações no norte da Europa. A decisão de abandonar os projetos de mineração veio apenas meses depois do lançamento o B3 Miner, uma mineradora equipada com processadores com tecnologia de 7nm.

Porém, apesar do fim da produção e venda, a empresa vai continuar com a mineração interna enquanto busca um novo local com tecnologia mais limpa e mais barata.

“Nós estamos atualmente operando máquinas de mineração e o custo de depreciação vai ser praticamente zero depois de reconhecermos a perda com custo de impairment. Então vamos continuar as operações de mineração se conseguirmos garantir que o lucro será maior do que o gasto com energia elétrica”, explicou a empresa em uma conferência virtual feita para investidores institucionais.

No terceiro trimestre de 2018 a GMO perdeu cerca de 5.6 milhões de dólares e já era o segundo trimestre em que registravam uma queda (o 2º teve um prejuízo de U$3.2 milhões). Na época a empresa afirmou que a baixa performance aconteceu devido ao aumento no preço de depreciação e uma condição ruim do mercado de ativos digitais.

Em relação aos outros negócios da GMO, incluindo a sua exchange, ela disse aos investidores que há um grande potencial de crescimento e que eles vão continuar posicionando esses setores em crescimento.

Veja também: Criptomoeda TRON chega a 1 milhão de carteiras em 6 meses