Gigante editorial adota a blockchain Stellar para micro pagamentos

Gigante editorial adota a blockchain Stellar para micro pagamentos

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 10 junho 2021

Hoje em dia existe uma certa controvérsia em relação à imprensa digital e às propagandas em sites. Ainda existe a questão dos conteúdos pagos, que muitas vezes podem irritar os leitores e até mesmo os jornalistas. Para tentar resolver alguns desses problemas, a gigante de publicações digitais Axel Springer SE está buscando soluções nas criptomoedas.

A Axel Springer SE, a maior editora digital da Europa, fez uma parceria com a Stellar para desenvolver um sistema de pagamentos com micro transações para conteúdos digitais de uma forma justa para todos os lados.

A colaboração foi revelada em um post no blog da SatoshiPay, a carteira digital que vai ser usada para os pagamentos de Stellar à Axel Springer. No texto a empresa diz:

“Feita com a tecnologia da blockchain, a carteira SatoshiPay será usada para enviar pagamentos diretos do dispositivo do leitor até a editora sem nenhum intermediário.”

Se bem-sucedido, o projeto pode levar toda a comunidade de leitores da Axel Springer SE a uma maior proximidade com a empresa usando a tecnologia de blockchain. A editora conta com grandes sites como Business Insider, Bild, Die Welt e o Upday. Por ano, a empresa tem um lucro de cerca de 3.5 bilhões de euros e, desse total, mais de 60% vem das publicações digitais.

A Axel Springer pretende diminuir a dificuldade e os custos das transações ligadas a esse lucro.

“Os pagamentos pela blockchain podem reduzir significantemente o custo das transações e criar novos sistemas de monetização pelo conteúdo. A SatoshiPay é uma solução fácil que permite que nós possamos usar a tecnologia de blockchain instantaneamente”, disse Drº Valentin Schöndienst, vice-presidente sênior de novos negócios da Alex Springer.

Claro que a SatoshiPay está animada com a nova parceria. A carteira lançada em 2014 recentemente fez parcerias parecidas com a City.AM e o The Register, o maior site de tecnologia do Reino Unido.

A colaboração também foi possível por causa da fundação Stellar, que ofereceu incentivos financeiros para que o desenvolvimento da SatoshiPay wallet fosse desenvolvida. Apesar do projeto rodar na blockchain da Stellar, os pagamentos podem ser feitos em dólar, euro ou XLM.

Veja mais sobre a possibilidade de um presidente do Banco Mundial ser um otimista do Bitcoin!