Gigante do varejo quer usar blockchain para atingir 60 milhões de brasileiros

Gigante do varejo quer usar blockchain para atingir 60 milhões de brasileiros

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Em comunicado à imprensa, a gigante do vareja, Via Varejo, anunciou uma parceria com a empresa Airfox para fornecer serviços financeiros para mais de 60 milhões de consumidores brasileiros.

A Via Varejo é um dos maiores varejistas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos do Brasil, com mais de 60 milhões de clientes no Brasil, ela é dona da cadeia de eletrodomésticos e móveis Casas Bahia, Pontofrio, Extra e Barateiro. A empresa possui mais de 900 lojas em 350 cidades brasileiras.

O Airfox é um serviço financeiro móvel lançado em fevereiro de 2018 que inclui pagamentos por fiat e blockchain por meio de sua moeda AirToken (AIR), um token baseado em ERC-20. O aplicativo da Airfox elimina a necessidade de instituições bancárias tradicionais. Utilizando apenas o smartphone, os usuários podem acessar uma série de serviços financeiros. 

A parceria será responsável por integrar as plataformas de comércio online e quase duzentas mil lojas físicas. Os clientes interessados poderão pagar suas compras em criptomoedas. A grande inovação que essa parceria é a ampliação da oferta de serviços financeiros digitais à milhões de brasileiros sem acesso a serviços bancários. Segundo o comunicado:

“Consumidores desfavorecidos agora têm uma maneira fácil, rápida e gratuita de realizar tarefas financeiras diárias, como comprar mercadorias, pagar contas, transferir dinheiro e recarregar cartões de transporte público usando seus telefones celulares. Com o aplicativo Airfox, os clientes poderão depositar e retirar dinheiro em qualquer loja da Casas Bahia ou em mais de 200.000 locais off-line, incluindo correios, bancos e caixas eletrônicos. Os clientes também poderão pagar a conta “carnês” do Casas Bahia CDC diretamente no aplicativo da Airfox, em vez de irem a uma loja física.”

Além de democratizar os serviços financeiros para a população brasileira carente de instituições financeiras, dando acesso a microempréstimos e outros serviços e criar uma experiência inovadora para os consumidores, a parceria também irá ajudar a Via Varejo a reduzir significativamente seus cursos operacionais.

A parceria representa um grande marco para o mercado brasileiro de criptomoedas. A adoção da blockchain como uma forma de trazer consumidores das classes mais baixas tem grande potencial para adoção mainstream da tecnologia como uma alternativa real aos serviços financeiros tradicionais.