Gigante de cartões de crédito MasterCard lança suas API’s “experimentais” de Blockchain

Gigante de cartões de crédito MasterCard lança suas API’s “experimentais” de Blockchain

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 03 junho 2020

A Visa não é o único emissor de cartões de crédito se movendo rapidamente com a tecnologia blockchain.

Mas enquanto a Visa está indo sozinha na liberação de um blockchain B2B, a MasterCard parece estar desenvolvendo um conjunto de novas APIs blockchain com metas mais colaborativas.

O site de desenvolvimento da gigante de cartões de crédito agora possui três APIs conectadas ao seu trabalho interno de blockchain, incluindo ofertas focadas em contratos inteligentes e liquidação de pagamentos. As APIs foram lançados pela MasterCard Labs, a sua roupa inovação.

O líder da blockchain MasterCard, Justin Pinkham, disse a empresa que lançou sua plataforma de API no mês passado em uma tentativa de atiçar o interesse entre os bancos e os desenvolvedores mercantes.

Ele disse:

“Isso faz parte de nossa iniciativa de publicar APIs experimentais da MasterCard Labs e dar aos desenvolvedores a oportunidade de trabalhar em tecnologias que ainda não foram comercializados por nós emergente”.

Pinkham passou a afirmar que a empresa continua a perseguir os usos da tecnologia e, ao mesmo tempo que defende para colaborações que podem ser aplicadas aos negócios da MasterCard.

“Acreditamos que há um papel de blockchain no futuro do comércio. Esse futuro precisa ser desenvolvido em parceria com bancos, comerciantes e participantes da indústria”, continuou ele.

A notícia é talvez a mais significativa até à data para a MasterCard, que tem criticado o bitcoin (o mais antigo blockchain pública) no passado, mas expressou entusiasmo cauteloso sobre a sua tecnologia subjacente.

Mas com o lançamento das APIs, a MasterCard está começando a mostrar ao mundo algum dos trabalhos feitos por suas equipes internas.

Não será a última vez, de acordo com Pinkham, que disse que a empresa está criando a base para a tecnologia blockchain que poderia se concentrar em casos de uso, incluindo pagamentos inter-bancários e finanças comerciais.

Aplicações voltadas para identidade digital e a troca de informações “know-your-customer” também estão sendo exploradas, de acordo com Pinkham.

O trabalho coincide com esforços de colaboração entre a MasterCard e startups através do seu programa global “Start Path”, bem como as mais de 30 patentes relacionadas com a blockchain.

Curiosidade: A MasterCard é um investidor na empresa-mãe da CoinDesk, a Digital Currency Group.

Via: Coindesk