George Soros: “O Bitcoin é uma bolha mantida pelos ditadores”

George Soros: “O Bitcoin é uma bolha mantida pelos ditadores”

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O legendário trader de moedas e titã de fundo de hedge, o filantropo George Soros, conversou no World Economic Forum 2018 em Davos, na Suíça. No final de suas observações, uma pessoa no público perguntou sobre o que ele pensava sobre as criptomoedas em geral e o Bitcoin em particular.

George Soros acredita que a bolha do Bitcoin é mantida pelos ditadores

Um moderador do evento perguntou ao Sr. Soros, “Alguem disse que você é um especulador de moedas. O que você acha das criptomoedas? O bitcoin é uma bolha e você tem uma posição em criptomoedas?”

O Sr. Soros sorriu e respondeu: “Bem”, ele riu enquanto coçava a cabeça momentaneamente, “a criptomoeda é um nome incorreto, e é uma bolha típica que sempre se baseia em algum tipo de mal-entendido”.

Sua especulação de moeda não é como a maioria. Os movimentos monetários do Sr. Soros condenaram as economias inteiras. Basta perguntar ao Banco da Inglaterra. Ou a maior parte da Ásia em um momento ou outro. Moeda? Você pode dizer que ele sabe um pouco, sim.

Balbuciando para colecionar seu próximo pensamento, o Sr. Soros esclarece:

“Bitcoin não é uma moeda. Uma moeda é suposto ser uma loja estável de valor. E uma moeda que pode flutuar em 25% em um dia não pode ser usada, por exemplo, para pagar salários, porque os salários podem diminuir 25% por cento em um dia. Então, é uma especulação baseada em um mal-entendido”, ressaltou.

Bitcoin para evasão fiscal

Se ele realmente entende a tecnologia e não unicamente porque sua volatilidade existe pode ser um erro que está além do escopo da reportagem atual. Mas ele está preparando sua linha de pensamento:

“Há também uma tecnologia Blockchain muito inovadora que pode ser usada para fins positivos ou negativos”, disse ele quase como uma reflexão tardia.

“Atualmente o Bitcoin é usado principalmente para evasão de impostos e para as pessoas nos governos em ditaduras para construir um nicho no exterior. Recentemente, agora, houve uma conferência em que, em vez de discutir as condições na Rússia, eles discutiam principalmente o bitcoin, porque isso era o que os governantes estavam interessados”, explicou Soros, incrédulo.

Na verdade, os líderes mundiais têm falado bastante sobre criptomoedas nas últimas semanas, e o assunto está dominando grande parte da imprensa financeira.

O que você acha da opinião de George Soros sobre o Bitcoin?

Via: Bitcoin.com