Gemini “jogando o jogo longo” enquanto Binance enfrenta mais obstáculos

Gemini “jogando o jogo longo” enquanto Binance enfrenta mais obstáculos

By Alice Leetham - min. de leitura
Imagem da Senhora da Justiça segurando Bitcoin

Conforme o provedor de pagamentos Clear Junction puxa suporte para Binance, mais exchanges compatíveis podem experimentar crescimento

Os problemas regulatórios continuam para a Binance. Depois que a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido ordenou que a Binance interrompesse todas as atividades regulamentadas em junho, tanto o Barclays quanto o Santander bloquearam os pagamentos à bolsa na semana passada.

As coisas não melhoraram esta semana quando um dos principais parceiros de pagamentos da Binance, Clear Junction, retirou-se, dizendo que tinha “decidido suspender os pagamentos em GBP e EUR e não facilitará mais depósitos ou retiradas” para a plataforma.

No entanto, nem todas as bolsas centralizadas estão sendo visadas pelos reguladores. Nos últimos anos, a Binance cresceu rapidamente e se tornou a maior exchange de criptomoeda em volume e visitantes semanais, mas a adoção de regulamentação por Gemini poderia suportar uma boa posição para subir no ranking.

O volume diário de negociação à vista da Binance é atualmente cerca de 100 vezes maior do que a da Gemini, mas a Binance está sob escrutínio nos EUA pela Receita Federal, Departamento de Justiça e Comissão de Negociação de Futuros de Commodities.

Como as principais bolsas perdem negócios nas principais economias, como os EUA e o Reino Unido, por meio de advertências e ações judiciais de autoridades, as plataformas compatíveis que sobraram enfrentam menos concorrência nessas jurisdições.

Como disse o cofundador da Gemini, Cameron Winklevoss, à Bloomberg ontem: “Estamos jogando o jogo longo. Estamos tentando ser a tartaruga mais rápida da corrida. O longo jogo compensa com o tempo.”

Em 2018, a Gemini ajudou a fundar a Virtual Commodity Association para atuar como uma organização autorregulatória. Gemini não é a única exchange a abraçar a regulamentação. Kraken recebeu uma carta patente de banco em Wyoming e a Coinbase expandiu sua equipe de conformidade ao contratar Melissa Strait de Stripe e Faryar Shirzad de Goldman Sachs, além de publicar dados financeiros auditados.

Mas nem todo mundo vê o movimento em direção à regulamentação como uma coisa boa. Como disse o professor de finanças John Griffin à Bloomberg: “O Catch-22 é que o sistema cripto foi criado para evitar os grandes bancos, [mas] em vez de ter esse universo autônomo livre de regulamentação governamental, temos exchanges de criptomoedas desempenhando o papel que as exchanges tradicionais e os governos atuam em mercados tradicionais.”

De acordo com o último boletim informativo da Glassnode, as bolsas centralizadas viram uma saída diária de cerca de 2.000 BTC nas últimas duas semanas, enquanto os protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) registraram um maior influxo de capital durante o mesmo período. Isso poderia sinalizar os comerciantes e investidores voltando-se para as exchanges descentralizadas para escapar da crescente regulamentação que enfrentam nas bolsas centralizadas.