Gary Gensler, ex-chefe da CFTC, vai ser nomeado presidente da SEC

Gary Gensler, ex-chefe da CFTC, vai ser nomeado presidente da SEC

By Sam Grant - min. de leitura
Uma imagem do exterior do edifício da US Securities and Exchange Commission

O veterano de Wall Street Gary Gensler deve liderar a Comissão de Segurança e Câmbio dos EUA (SEC)

De acordo com uma história de Reuter publicada ontem, o presidente eleito Joe Biden deve designar Gary Gensler, conhecedor de criptomoeda, como o próximo presidente da SEC. A Reuters informou que a nomeação seria concluída ‘nos próximos dias’. Se nomeado, ele será o 33º presidente da SEC, substituindo Elad Roisman, que foi nomeado presidente em exercício pelo presidente Trump em 23 de dezembro de 2020, após a saída de Jay Clayton.

Gensler trabalhou na Goldman Sachs em diferentes cargos, com sua última função sendo o co-diretor financeiro. O ex-banqueiro do Goldman Sachs trabalhou com Biden no passado, e liderou a equipe de transição da política financeira de Biden desde novembro.

Ele também é ex-presidente da Commodity Futures Trading Commission (CFTC), tendo servido sob a administração Obama entre 2009 e 2014. A Reuters citou fontes familiarizadas com o assunto, confirmando que o principal especialista financeiro fará parte do próximo governo de Biden.

Durante seu tempo na CFTC, ele providenciou para que novas regras de negociação de swaps, aprovadas pelo Congresso após a crise financeira, fossem aplicadas. Sua abordagem em questões financeiras lhe rendeu a reputação de operador astuto e severo. Ele também é conhecido por ser destemido por causa de seu estilo nada sentimental.

Especialistas do setor acreditam que Gensler imporá uma conduta rigorosa contrária à abordagem liberal de Clayton. Isso, por sua vez, significa que empresas de Wall Street, empresas do setor crypto e outras instituições no cenário financeiro podem ser duramente atingidas. Após sua adição à equipe Biden em novembro, Mike Orcutt, do The Block, relatou que ele era ‘um dos pensadores mais sérios do país sobre o futuro dos pagamentos’.

Orcutt escreveu que, embora Gensler não fosse um entusiasta da criptomoeda, ele parecia mostrar interesse no futuro das tecnologias de pagamento. Ele já havia feito comentários sobre vários aspectos dos pagamentos, incluindo o aumento de projetos de pagamento como Diem, anteriormente conhecido como Libra. Gensler assumirá o órgão regulador uma vez confirmado, e seria uma figura influente no resultado do processo pendente da SEC contra Ripple.