Gana pretende se tornar o primeiro país africano a pilotar um CBDC

Gana pretende se tornar o primeiro país africano a pilotar um CBDC

By Sam Grant - min. de leitura
Imagem da nota de Cedi, a moeda de Gana

A nação da África Ocidental anunciou seus planos para testar uma moeda apoiada pelo banco central (CBDC) até o final do terceiro trimestre

Gana está prestes a se tornar o primeiro país africano a lançar um programa piloto doméstico de CBDC. O país pretende se juntar a outras nações africanas, África do Sul e Nigéria, que trabalham em programas semelhantes. Com a intenção de levar a nação a se tornar um país sem dinheiro, o Dr. Maxwell Opoku-Afari, vice-governador do Banco de Gana, disse em um discurso recente que a pandemia COVID-19 moldou como as políticas seriam criadas daqui para frente.

Opoku-Afari observou que um programa piloto de moeda digital agendado para setembro estava nos planos. Ele acrescentou que a pandemia mostrou a necessidade de desenvolver uma economia de dinheiro vivo. O funcionário do Banco de Gana explicou que o desenvolvimento de um CBDC se encaixaria perfeitamente no ambiente econômico atual, criando níveis mais altos de inclusão e aumentando a confiabilidade dos sistemas de pagamentos financeiros no país.

Prevemos que o projeto CBDC do Banco aumentará ainda mais a inclusão financeira, promoverá a eficiência e estabilidade do sistema de pagamentos e estimulará a competição no setor financeiro”, afirmou o executivo do banco.

Além disso, ele também apontou que o processo de adoção do CBDC seria gradual, e o sucesso da fase piloto determinará fortemente o próximo passo a ser dado. O desenvolvimento do CBDC tem sido constante, e o estágio piloto deve ser conduzido numa sandbox – que oferece um ambiente adequado para teste – antes que o público possa participar.

Em fevereiro, Gana colaborou com a configuração digital, Emtech, para implementar o sandbox apropriado para CBDCs e tecnologia de blockchain. A Dra. Opoku-Afari também explicou que os atuais sistemas de pagamento móvel no país não oferecem agregação de valor para transações de ativos financeiros digitais. Ele reconheceu a essência de estabelecer uma moeda digital se o problema fosse remediado.

A transação de dinheiro móvel não é garantida por dinheiro e, portanto, limita a adição de valor”, explicou ele. “A moeda digital do banco central é o dinheiro fiduciário, é dinheiro por conta própria para que instituições financeiras como os bancos e as Fintechs possam criar agregação de valor ao dinheiro digital.”

A criptomoeda ainda não está legalizada em Gana, mas o primeiro vice-governador revelou que uma equipe foi criada para estudar o espaço financeiro antes que as decisões sejam tomadas. O vice-diretor-geral da SEC de Gana observou recentemente que, embora tenha sido considerada ilegal em maio deste ano, a comissão procuraria estabelecer um quadro de integração para cripto em breve.